Após uma "desistência estratégica" no início do dia, Benfica e Internazionale chegaram a um acordo e confirmaram a transferência por empréstimo de Gabriel Barbosa pelo período de um ano, com opção de compra ao final da mesma.

Transferido em 2016 para a Internazionale após se destacar pelo Santos, Gabigol não teve muitas oportunidades no clube, jogando apenas 10 partidas e marcado um gol - o Campeão Olímpico com a Seleção Brasileira chega a Portugal querendo fazer o mesmo que outros compatriotas, como Jonas, David Luiz, Ramires, Léo, Ricardo Gomes, Aldair e outros fizeram no Benfica.

Ao chegar em Portugal, Gabigol falou:

"Ainda quando criança, meu pai me falava de uma disputa entre o Santos e o Benfica, em 1962, que decidiu o Mundial daquele ano. De um lado, o Rei Pelé e do outro, a lenda Eusébio. Ficava imaginando... que honra tiveram aqueles jogadores por poderem defender equipes gloriosas. Hoje, 55 anos depois, eu tenho a chance de vestir o manto do Benfica. Espero repetir a história que muitos brasileiros fizeram jogando aqui, como Jonas, Léo, Ederson, Luisão e muitos outros. Só tenho a agradecer pela oportunidade e por confiarem em meu futebol. Não vejo a hora de entrar em campo, de conhecer meus companheiros, o estádio da Luz e ser recebido pela Águia, o símbolo do clube", destacou o atacante brasileiro.