Minha Torcida Logo

Barcelona x Real Madrid: Os números por trás do maior clássico do mundo

Partida é válida pela semifinal da Copa do Rei, e traz o Barcelona como favorito. O Craque argentino Lionel Messi é dúvida para a partida, após lesão na partida passada, contra o Valencia.

Por
Compartilhe

A fase semi-final da Copa do Rei da temporada 18/19 colocou frente a frente dois dos maiores clubes do futebol mundial: Barcelona e Real Madrid. Este clássico já movimenta o mundo do futebol há 117 anos. E um clássico com tanta tradição e rivalidade tem muita história para contar, e nós, do site Minha Torcida, fizemos um raio-x do maior clássico do planeta.

HISTÓRICO

No histórico do confronto, a vantagem é dos madridistas. São 95 vitórias do Real Madrid, contra 93 dos catalães. O time merengue marcou 388 gols, enquanto o Barcelona balançou as redes por 394 vezes no clássico espanhol. Confira a tabela de vitórias por cada competição:

Competição Partidas jogadas Vitórias do Real Madrid Vitórias do Barcelona Empates
La Liga                 177                 72                 71                   34
Copa do Rei                  33                 12                 14                    7
Champions League                   8                  3                  2                    3
Outras competições*                  20                  8                  6                    6
Total                 238                 95                  93                   50

*Outras competições incluem a SuperCopa da Espanha e SuperCopa da Europa. Partidas e torneios amistosos não estão contabilizadas.

MOMENTO ATUAL

O Barcelona chega para o clássico em um momento brilhante. A equipe comandada por Ernesto Valverde apresenta um ótimo futebol, aliado com resultados expressivos na temporada, e é tratada por muitos, como a equipe favorita para passar às finais da Copa do Rei. O passeio sobre o Sevilla nas quartas de finais, onde venceu a segunda partida por 6x1, após perder o primeiro jogo por 2x0, deu muita confiança para a equipe. 

Já o Real Madrid chega para o clássico em um momento muito irregular. A equipe não convence, e embora tenha conseguido algumas vitórias, o time comandado pelo técnico Solari não apresenta um futebol de qualidade, e levanta muitos questionamentos da torcida e da imprensa. Nas quartas de finais, o time merengue teve certa tranquilidade para bater o Girona, vencendo a primeira partida por 4x2 e o segundo jogo por 3x1. O clássico contra o Barcelona pode dar um pouco de alívio ao elenco, ou afundar o time na crise.

DESTAQUES DE CADA EQUIPE

Pelo lado catalão, os destaques ficam por conta do craque argentino Lionel Messi, do centroavante Luis Suárez, e do meia-atacante Ousmane Dembelé. O trio de ataque do Barça vem sendo infernal nesta temporada. Enquanto Messi é o líder do ranking da Chuteira de Ouro desta temporada com 20 gols, Suárez atravessa boa fase e vem constantemente fazendo gols. Já Dembelé vem sendo surpreendente; o altíssimo nível de suas atuações fizeram inclusive o jovem jogador colocar a estrela brasileira Phillipe Coutinho no banco de reservas.

Messi é o maior artilheiro do clássico, com 26 gols.Messi é o maior artilheiro do clássico, com 26 gols.

Pelo lado merengue, o jovem brasileiro Vinicius Júnior é o expoente técnico da equipe no momento. O alto rendimento do jogador vem surpreendendo a torcida e a imprensa local, que esperava uma adaptação mais tardia de Vinicius. Outros nomes como Casemiro e Sérgio Ramos vêm agregando qualidade ao elenco do Real Madrid.

CURIOSIDADES DO CLÁSSICO

Primeira partida:  Real Madrid 1x3 Barcelona, dia 13/05/1902, em jogo válido pela Copa de lá Coronación

Última partida:  Barcelona 5x1 Real Madrid, dia 28/10/2018, em jogo válido pela LaLiga

Maior artilheiro do clássico: Lionel Messi, com 26 gols.

Maior goleada: Real Madrid11X1 Barcelona, dia 13/06/1943

Um clássico tão cheio de história e tradição, merece um belo espetáculo neste próximo capítulo. O mundo do futebol não perde por esperar!

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais