Minha Torcida Logo

Janela de transferências da Europa 2019: Por que clubes gastam menos no inverno?

Não é comum ver negociações com valores muito significativos nesta época do ano. Porém, nas últimas temporadas, os gastos já são maiores e podem representar uma nova era no futebol mundial.

Por
Compartilhe

Estamos em meio a janela de transferências de inverno na Europa. Neste período da temporada europeia, os clubes não estão acostumados a investir valores muito significativos, a não ser em casos extraordinários, como o caso do brasileiro Phillipe Coutinho, que foi a maior compra da história do Barcelona, e teve sua transferência acordada nesta época do ano passado, deixando o Liverpool pelo valor de 163 milhões de euros.

Dois fatores importantes se demonstram muito importantes para esta janela ser tradicionalmente menos relevante do que a  de verão: A champions League e o fator planejamento.

No regulamento da Champions League, está decretado que um mesmo jogador não pode disputar a mesma edição do torneio por 2 clubes diferentes. Logo, grandes negociações não são muito bem vindas entre os grandes clubes,e até mesmo entre os jogadores, que não querem perder os mata-matas da maior competição de clubes do mundo.

Transferência de Coutinho foi a mais cara da história do Barcelona. (Foto: Site oficial do Barcelona)Transferência de Coutinho foi a mais cara da história do Barcelona. (Foto: Site oficial do Barcelona)

Além disso, nesta janela os clubes procuram solucionar falhas evidentes e que precisam ser corrigidas emergencialmente. Logo, são feitas apenas contratações pontuais, que por consequência, custam menos aos cofres de quem quer comprar, e significa menos dinheiro entrando para quem perde seus jogadores.

Algumas exceções, como a janela da temporada de 17/18, onde foram gastos absurdos 2,5 bilhões de reais, podem demonstrar uma possível mudança de mentalidade entre os times das grandes ligas, que geralmente, são menos audaciosos, visando já reforços para a temporada seguinte.

Vale lembrar que a janela de transferências do inverno europeu abriu no dia 1 de janeiro de 2019 e se encerra no fim do mês, variando conforme o país. Veja quando se encerra a janela de transferências das principais ligas da europa neste início de 2019:

- Inglaterra 31/01/2019 17 horas
- Portugal 30/01/2019 23:59h
- Itália 31/01/2019 19 horas
- Alemanha 31/01/2019 17 horas
- França 31/01/2019 22:59h
- Espanha 02/01/2019 31/01/2019 22:59h

Com informações do Transfermarket

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais