Com o término do Campeonato Brasileiro e com a incapacidade de conseguir conquistar o título na temporada, após a ausência de gol diante do Corinthians, em pleno Beira-Rio, que lhe rendeu o vice-campeonato na temporada 2020, o Internacional agora passa a se preocupar com a temporada 2021, onde não contará mais com Abel Braga que já se despediu do clube, em sua última coletiva.

Temporada 2021

Visando um ano melhor - se é que podemos dizer que 2020 não foi bom (mesmo sem títulos), a nova direção colorada que assumiu o clube no dia 1º de janeiro deste ano, agora poderá enfim colocar em prática seus objetivos iniciais, e os primeiros passos do novo horizonte vermelho deve mesmo ocorrer dentro do vestiário, com a chegada de um novo comandante técnico.

Chegada de Miguel Ángel Ramírez

O primeiro passo da nova direção agora se falando em temporada 2021 será validar o acerto já firmado com o técnico espanhol - Ángel Ramírez, onde o próprio presidente colorado em sua coletiva pós jogo diante do Corinthians confirmou o nome do profissional aqui em destaque para assumir o cargo deixado por Abel Braga nesta última quinta-feira; o pelo menos o preferencial.

De acordo com o site "UOL Esporte", Ramírez segue na Espanha a espera do chamado colorado, que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira, devendo ele desembarcar em Porto Alegre já na próxima semana, para enfim resolver as últimas pendências e assinar oficialmente o tal contrato.

Inter e Miguel Ángel Ramírez possuem um acordo firmado de dois anos, sendo esse acompanhado por dois auxiliares. O treinador espanhol que refugou várias propostas de times brasileiros, já deixou bem claro que tem sim um acordo com o clube gaúcho, devendo por vez assumir esse nos próximos dias.

Quando Ramírez então assume?

Embora sendo o nome preferencial da direção, tendo ele firmado que está acertado com o Inter, o técnico aqui em questão não deve assumir o time tão logo, até porque nas quatro primeiras rodada do Campeonato Gaúcho 2021, o time será comandado pelo técnico do time sub-20 - Fábio Matias, que terá em mãos um time "reserva", recheado de garotos da base e jogadores que não vinha sendo utilizados frequentemente nas últimas rodadas do Brasileirão; até porque Alessandro Barcellos em sua coletiva última afirmou que os jogadores do atual elenco principal do colorado receberão pelo menos 10 dias de folga (férias), a contar desta sexta-feira.

"Vamos organizar a nova comissão técnica, a forma de trabalhar primeiro, depois vamos ver", disse Barcellos.

Durante esse período de férias dos jogadores do elenco principal, a comissão técnica terá oportunidade de conhecer o clube, o elenco e iniciar seu trabalho assim que for confirmada.

Reforços

Possíveis reforços podem chegar neste primeiro momento da temporada 2021; nada oficial até o momento, mas é sim esperado alguns novos nomes para o elenco colorado na temporada, assim como possíveis negociações e dispensas. O principal nome até aqui ventilado para compor o elenco do Inter neste ano é do já conhecido de todos os torcedores do clube; estamos falando de Taison, que já manifestou interesse em voltar ao Beira-Rio para vestir mais uma vez a camisa do Inter.

Poucos reforços serão contratados, mais nomes pontuais, para posições pontuais, vista a situação financeira vivida pelo clube nos últimos anos, onde esse hoje se vê obrigado a vender um de seus grandes jogadores do elenco para arrecadar fundos e dois desses podem ser as principais peças do Inter hoje: Edenílson e Patrick, onde um desses é praticamente certo que não deverá permanecer no elenco para 2021. Claro que a venda de outros jogadores poderão dar um reforço aos cofres do clube, como possíveis vendas de Thiago Galhardo, Víctor Cuesta e Rodrigo Dourado. Além das possíveis dispensas que aliviarão as contas coloradas.

Taison

Com vínculo válido junto ao Shakhtar Donetsk - da Ucrânia encerrando em breve, o mesmo já pode assinar um pré-contrato com o Colorado, mas a direção do clube brasileiro pode tentar um acordo com os ucranianos para a liberação do jogador agora na abertura do mercado da bola, que se abrirá no mês de março; daqui a poucos dias.

Ainda em sua coletiva após o empate em 0 a 0 no Beira-Rio, diante do Corinthians, Barcellos falou a respeito de reforços para 2021; veja o que ele disse:

"Não pretendemos trazendo muitos nomes. Partimos de uma base excelente que disputou o título até a última rodada. Temos jogadores vindos da base, atletas que agregam bastante e jogadores importantes lesionados. Partimos de um grupo forte".

Com um novo ano ou uma nova temporada e sem a necessidade de não prejudicar o time dentro de uma competição, a direção que assumiu o comando do clube em janeiro deste ano finalmente terá espaço para agir conforme planejado e assim poderá colocar em prática as promessas de campanha que levaram os membros da atual gestão ao poder no Sport Club Internacional.

"Assumimos o clube em janeiro com uma disputa de pontos corridos em andamento. Com ela encerrada, vamos olhar para frente, trazer o que de positivo tivemos para dar a comissão técnica que chega condições de trabalho. Até agora tivemos uma manutenção de trabalho e a entrega de um resultado quase perfeito. Agora, iniciamos um novo ciclo, uma nova forma. Vamos implantar o que apresentamos em dezembro, quando fomos eleitos. Um projeto que trabalha uma forma de jogo diferente, com ciência de dados como elemento central, ainda mais do que agora. O clube tem essa característica e as mudanças estão caminhando neste sentido. O Inter formará times com processo de continuidade, com planejamento de formação de base. Não vamos abrir mão, e o ciclo irá concretizar de uma forma ainda melhor. Vamos trabalhar bastante daqui para a frente", finalizou o presidente do Internacional.