Após muita procura, o Grêmio anunciou oficialmente a vinda de um novo meia para reforçar seu elenco. Trata-se do chileno Cesar Pinares, que estava na Universidad Católica, do Chile. Ele vem com contrato de 2 anos, podendo ter renovação por mais um por metas atingidas.

Como foi convocado para as próximas partidas da seleção chilena pelas eliminatórias da Copa 2022, Pinares se apresentará após o dia 18 de novembro. O Grêmio adquiriu 80% dos direitos do atleta junto ao clube chileno.

Por mais que não seja um nome tão conhecido, os gremistas possuem na memória o gol que Pinares fez na equipe ainda neste ano - deu um chapéu no goleiro Vanderlei - quando o clube chileno bateu o Tricolor Gaúcho por 2x0, atuando no estádio San Carlos de Apoquindo, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.

Assim como já havia acontecido com Diego Churín, centroavante recém contratado, o nome de Cesar Pinares foi levado à direção gremista após uma avaliação aprofundada do CDD (Centro Digital de Dados) do clube.

Vale ressaltar que Pinares não era o único nome na lista de opções. Jesus Medina também teve seu nome ligado ao Grêmio na última sexta-feira e constava na lista de possíveis reforços, porém o New York City, seu atual clube, não demonstrou interesse em negociá-lo.

Grêmio pagará R$ 8 milhões por Pinares

A negociação entre os clubes já estava acontecendo há, pelo menos, uma semana. Após a primeira investida do clube gaúcho, a Universidad Católica recusou a proposta por considerar Pinares como peça-chave da equipe.

Com a negativa inicial dos chilenos, tendo em vista a falta de opções no mercado e o pouco tempo restante, além da aprovação do técnico Renato Portaluppi, a direção gremista aumentou a proposta pelo meia de 29 anos.

Assim, o valor final da negociação pelos 80% dos direitos do atleta gira em torno de 1,5 milhão de dólares - R$ 8,2 milhões. O contrato de Pinares com o Grêmio terá duração de até três anos.

Quem é Cesar Pinares

Conforme apuração realizada pela reportagem com setoristas da Universidad Católica, Cesar Pinares é um meia ofensivo que pode atuar nas três posições ofensivas do meio-campo. É um jogador canhoto, com bom chute de média e longa distância. Uma de suas virtudes é o embate um contra um com a marcação adversária. Não é conhecido por sua velocidade, porém está longe de ser um atleta lento.

Pinares possui 29 anos e, na última convocação do Chile, foi chamado para defender a seleção. Em 9 jogos pela camisa de "La Roja", Pinares tem um gol marcado.

Ele começou sua carreira no Colo-Colo e está na Universidad Católica desde o início de 2019. Na atual temporada, em 16 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência.

Veja alguns lances da carreira de Pinares em ação: