Com 116 anos de história, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos maiores clubes do futebol brasileiro e sul-americano. Mais do que disputar títulos, contar com grandes jogadores e cada vez mais aumentar sua repleta galeria de ídolos, o tricolor gaúcho, como é carinhosamente conhecido, algumas situações entram para a história da instituição, mas de forma negativa.

Foi justamente pensando nisso, que iremos elencar através deste artigo, os maiores vexames e decepções da história do Grêmio. E, se você é daqueles que quer saber absolutamente tudo sobre um dos principais clubes de futebol do país, você está no lugar certo. Confira:

Os 5 maiores vexames da história do Grêmio FBPA

5º- Botafogo 3x1 Grêmio (1991):

A derrota para o Botafogo, no ano de 1991, foi apenas um capítulo que representou um ano trágico da história do Grêmio. O clube gaúcho havia entrado na competição como um dos favoritos, mas o nível de atuação do time deixou extremamente a desejar, e que culminou com o primeiro rebaixamento da história do clube. O Imortal até chegou à última rodada fora da zona de rebaixamento, mas seu histórico de zero vitórias fora de casa no campeonato não dava muita esperança ao torcedor. E assim foi. 3 a 1 para os cariocas, Grêmio na Série B.

(Foto:Reprodução)
(Foto:Reprodução)

4º- Grêmio 2x5 Internacional (1997):

O tricolor já havia sido derrotado pelo seu maior rival no Campeonato Gaúcho daquele ano, e para piorar a situação, também perdeu para o Inter pelo Campeonato Brasileiro, atuando em casa, por um placar histórico. A derrota de 5x2, em pleno estádio Olímpico, ficou para a história, e até hoje, os colorados lembram da brilhante atuação do atacante Fabiano.

(Foto:Reprodução)
(Foto:Reprodução)

3º- Paraná 1x0 Grêmio (2004):

Outro triste episódio da história do Grêmio, e que culminou com o segundo rebaixamento da história do clube gaúcho. O Grêmio não foi matematicamente rebaixado contra o Paraná, mas qualquer esperança do torcedor de escapar da Segunda Divisão foi por água abaixo naquele jogo. O time tomou o gol aos 48 minutos do 2º tempo, em um frango do goleiro, e deu um adeus moral à elite do futebol brasileiro.

(Foto:Divulgação/ Grêmio FBPA/ Arquivo)
(Foto:Divulgação/ Grêmio FBPA/ Arquivo)

2º- Vice-campeão da Libertadores (2007):

Talvez seja senso comum entre os torcedores gremistas, que o time do Boca Juniors era extremamente superior na grande decisão da Copa Libertadores da América do ano de 2007, mas de fato, foi um dos grandes vexames da história do tricolor gaúcho. Foi derrotado por 5x0 no placar agregado pelo lendário time comandado por Riquelme. De fato, foi uma grande decepção para a torcida tricolor.

(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)
(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)

1º- Flamengo 5x0 Grêmio (2019):

Sem dúvidas, foi o principal vexame da história do Grêmio. A derrota acachapante do clube para o Flamengo no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores da América de 2019 colocou abaixo o sonho do tetracampeonato da América. Após o empate por 1x1 no jogo de ida, o time comandado por Renato Portaluppi não foi capaz de evitar o doloroso revés para o rubro-negro carioca. Certamente, nunca será esquecido pelos torcedores gremistas.

(Foto: Gilvan De Souza/ Agência O Dia)
(Foto: Gilvan De Souza/ Agência O Dia)