Com 116 anos de história, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos clubes mais vitoriosos e mais conhecidos do futebol sul-americano. Apoiado por mais de 8 milhões de torcedores, o tricolor gaúcho, como é conhecido popularmente, é dono de uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil e é considerado um dos mais tradicionais e conhecidos clubes do futebol sul-americano.

E, se você é daqueles que quer saber absolutamente tudo sobre seu time de coração, você está no lugar certo. Iremos mostrar aqui quais são os maiores treinadores da história do clube gaúcho, e que foram extremamente responsáveis por colocar o tricolor na galeria dos mais vitoriosos do futebol brasileiro e sul-americano.

Os 5 maiores treinadores da história do Grêmio FBPA

5º- Telê Santana:

Grande nome da história do futebol brasileiro, foi o comandante gremista no título gaúcho do ano de 1977, que iniciou o primeiro grande ciclo vitorioso da história do clube, que chegaria a conquista do mundo alguns anos depois. Telê Santana foi treinador do Grêmio por 175 jogos, com 102 vitórias, 49 empates e 24 derrotas, tendo aproveitamento de 67,6%.

(Foto:Grêmio FBPA/Arquivo)
(Foto:Grêmio FBPA/Arquivo)

4º-Ênio Andrade:

Depois de Telê Santana, foi a vez de Ênio Andrade colocar seu nome na história do Grêmio. Foi o responsável por dar ao clube o primeiro grande título da história da instituição, o Campeonato Brasileiro do ano de 1981. Ao todo, foi comandante do clube em 208 jogos, tendo 112 vitórias, 57 empates e 39 derrotas, e seu aproveitamento foi de 63%.

(Foto:Grêmio FBPA/Arquivo)
(Foto:Grêmio FBPA/Arquivo)

3º- Valdir Espinosa:

Treinador do clube naquele que até hoje é considerado o maior ano da história do Grêmio. Naquela temporada, o Grêmio conquistou a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes da época, conquistado com uma vitória de 2 a 0 sobre o Hamburgo, da Alemanha. Até hoje, é tido por muitos como o maior treinador da história do Grêmio. Como técnico, comandou o tricolor em 221 partidas, tendo 113 vitórias, 67 empates e 41 derrotas, com aproveitamento de 61,2%.

(Foto:FIFA/Divulgação)
(Foto:FIFA/Divulgação)

2º- Luiz Felipe Scolari:

Dentre todos da lista, é o técnico com mais títulos conquistados pelo Grêmio. Não é a toa que até hoje, o torcedor gremista descreva a década de 90 como "o time do Felipão". Foi bi-campeão gaúcho (1995 e 1996), campeão da Copa do Brasil (1994), além do Campeonato Brasileiro (1996), da Copa Libertadores da América (1995), e da Recopa Sul-Americana (1996). Somando todas as suas passagens pelo clube, teve 303 jogos, com 141 vitórias, 78 empates e 84 derrotas.

(Foto:Lucas Uebel/Divulgação)
(Foto:Lucas Uebel/Divulgação)

1º- Renato Portaluppi:

Além de sua vitoriosa carreira no clube como jogador, Renato Portaluppi também já marcou seu nome na história do Grêmio como técnico. No comando técnico do time desde a metade de 2016, o treinador já conquistou a Copa do Brasil de 2016, além da Copa Libertadores de 2017, da Recopa Sul-Americana de 2018 e dos Campeonatos Gaúchos de 2018 e 2019. Além disso, colocou sua equipe na semifinal da Copa Libertadores da América por três anos consecutivos pela primeira vez na história do clube.

(Foto:Lucas Uebel/Divulgação)
(Foto:Lucas Uebel/Divulgação)