Um dos clubes com maior número de jogadores revelados nos últimos anos, o Grêmio vem se tornando exemplo de boa administração das categorias de base no futebol brasileiro. Alguns grandes nomes como Arthur, Luan, Éverton, Matheus Henrique e Jean Pyerre, apresentam grande potencial e são cobiçados por muitos clubes.

Entretanto, o tricolor gaúcho já teve momentos de insucesso com as categorias de base, e jogadores que carregavam grande expectativa, acabaram não correspondendo. Pensando nisso, fizemos uma lista de jogadores revelados pelo Grêmio, mas que não tiveram grande sucesso. Confira:

Thiago Marchowski (Goleiro): Recebeu oportunidades no ano de 2014, atuou por 4 jogos enquanto Marcelo Grohe se recuperava de lesão. No ano seguinte, atuou em 16 oportunidades, mas sofreu 14 gols e recebeu diversas críticas, inclusive sobre sua forma física. Atualmente está sem clube.

(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)

Breno (Lateral-esquerdo): Tratado internamente como grande talento e substituto natural de Wendell, o jogador não teve grandes atuações e não correspondeu. Atuou em apenas oito jogos no time profissional, e foi emprestado para diversas equipes, inclusive do exterior. Em 2019, foi vendido ao Figueirense, e atualmente defende o Londrina.

(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)

Saimon (Zagueiro): Com passagens pela seleção brasileira sub-20, Saimon contava com grande expectativa no clube. Entretanto, recebeu pouquíssimas oportunidades nos cinco anos em que esteve no tricolor. Além disso, polêmicas extra-campo dificultaram sua carreira. Atuamente, defende o Ypiranga, do Rio Grande do Sul.

(Foto:FGF)
(Foto:FGF)

Gerson (zagueiro): Chegou a ser capitão da seleção brasileira sub-17. No entanto, não sustentou as expectativas. Hoje com 27 anos, o defensor atua no Simba Sports Club, da Tanzânia. No entanto, tem uma vasta experiência fora do Brasil. Além de atuar em clubes como Oeste, Red Bull Brasil e Tubarão, já passou por times da Grécia, Índia e Japão.

(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)
(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)

Raul (lateral-direito): Um dos principais destaques do Grêmio na Copa São Paulo de 2015, teve seu contrato rescindido em 2017 por conta das poucas oportunidades e lesões. Hoje, com 22 anos, atua pelo time B do Corinthians.

(Foto:Grêmio FBPA)
(Foto:Grêmio FBPA)

Misael (volante): Destaque e capitão nas categorias de base do Grêmio, o jovem não correspondeu no profissional. Rodou por diversos clubes do Brasil, como Santos e Coritiba, foi para Freamunde de Portugal, voltou para o Rio Verde-GO. Agora, com 25 anos, defende o Lajeadense.

(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)

Guilherme Biteco (Meio-campo): Junto com seu irmão, Matheus, foi integrado ao grupo profissional em 2012, mas recebeu poucas oportunidades, e após 20 partidas com a camisa do Grêmio, foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha. Desde então sofre com lesões e é emprestado pelo clube alemão a diversos times do Brasil: Vasco, Santa Cruz, Ceará, Paraná e São Caetano, e Oeste (seu atual clube).

(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)
(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)

Lincoln (Meio-campo): Apelidado pela torcida de "novo Ronaldinho", o meia subiu ao time profissional em 2015, com apenas 16 anos de idade. Entretanto, a expectativa virou decepção, e em 2017, foi emprestado ao Rizespor, da Turquia. Depois, novamente emprestado, ao América-MG, e por fim, em 2019, foi vendido ao Santa Clara, de Portugal.

(Foto:Divulgação/Lucas Uebel)
(Foto:Divulgação/Lucas Uebel)

Leandro (Atacante): Além de ter grande expectativa nas categorias de base, Leandro também teve bom início no profissional, marcando gols e tendo boas atuações. Em 2011, foi eleito o melhor atacante do Campeonato Gaúcho. Entretanto, foi negociado com o Palmeiras em 2013, e rodou por Santos, Coritiba e Kashima Antlers, do Japão. Atualmente, atua pelo Tokyo FC.

(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)

Lucas Coelho (Atacante): Formado nas categorias de base do Grêmio, Lucas Coelho luta para retornar ao futebol. Após deixar o clube no começo de 2018, o centroavante sofreu com diversas lesões. Hoje, com 25 anos, defende o Cruzeiro-RS.

(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)
(Foto:Divulgação/Grêmio FBPA)

Yuri Mamute (atacante): Mais um atleta que obteve diversas oportunidades no Grêmio. Atuou no clube até 2018, sendo emprestado para diversos clubes durante o período, entre eles na Grécia e no Cazaquistão. Hoje, com 24 anos, é reserva no Figueirense.

(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)