A derrota de 1 a 0 para o Caxias fez com que o planejamento do Grêmio fosse mudado de forma bastante considerável. A ideia da diretoria do clube gaúcho, inicialmente, era vencer o primeiro turno do Campeonato Gaúcho, para ter tranquilidade nas primeiras rodadas da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Com o revés, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi terá uma sequência de jogos no mês de março, que podem dizer muito sobre a temporada do Grêmio.

Entretanto, a mudança de algumas convicções do Grêmio também afetam o extra-campo. Antes com o grupo fechado, o departamento de futebol do clube agora tem uma posição como prioridade no mercado: a contratação de um volante é a pauta da vez.

Até por isso, um "perfil" do jogador desejado para a posição já foi definido: Grande poder de marcação, bom vigor físico e com saída de bola qualificada. O elenco gremista está carente desta função desde a saída de Michel, que foi emprestado ao Fortaleza após baixo rendimento na última temporada. Mesmo com a contratação de Lucas Silva, a diretoria do Grêmio está no mercado, e entende que o setor precisa de mais reforços. Além disso, o clube já tem o entendimento que o assédio sobre Matheus Henrique promete ser forte na próxima janela de transferências, tendo em vista que diversas sondagens foram realizadas por clubes do futebol europeu nos últimos meses.

Na última semana, Jucilei, que rescindiu contrato com o São Paulo no início da temporada, foi oferecido ao Grêmio. Entretanto, o fato do jogador não estar atuando, além da alta pedida salarial de seus representantes fizeram com que o clube gaúcho prontamente descartasse a contratação.

Jucilei foi oferecido, mas descartado pelo Grêmio na última semana. (Foto:Divulgação)
Jucilei foi oferecido, mas descartado pelo Grêmio na última semana. (Foto:Divulgação)

Atualmente, o Grêmio trabalha com o jovem Lucas Araújo, oriundo das categorias de base, e que é tratado pela comissão técnica como um dos grandes talentos futuros do clube. Aos 20 anos, o volante compõe o grupo principal e está inscrito no Campeonato Gaúcho, porém ainda não estreou. O jovem foi titular do time campeão da Copa RS Sub-20 e acabou promovido logo após a conquista.

Além de tudo isso, o Grêmio ainda avalia a possibilidade de efetuar, enfim, a contratação de Rafael Carioca. Ainda com a sua situação indefinida no Tigres, do México, o jogador já foi alvo do Grêmio, e o clube espera o fim de seu vinculo com os mexicanos para avançar nas tratativas. Rafael Carioca tem seu contrato com o Tigres até o fim de julho.