Após o anúncio oficial da renovação de contrato com Bruno Cortez, o Grêmio segue atento ao mercado de transferências. Sendo assim, a cúpula gremista volta as suas atenções ao sistema defensivo, e tenta reforçar a zaga, com o intuito de trazer mais um atleta para compôr um quarteto de peso, ao lado de Geormel, Kannemann e Paulo Miranda.

Sabe-se que um reforço para esta posição é um desejo antigo dos gremistas, e alguns nomes já estavam em pauta, como o caso de Gum, que teve seu nome analisado pelo setor de análise de desempenho do clube. Outros já foram inclusive tentados, como Luan Peres, que atualmente defende a camisa do Brugge, da Bélgica. No entanto, a negociação emperrou, pois os belgas queriam uma negociação em definitivo, e o clube gaúcho queria um empréstimo.

Com isso, alguns jogadores são falados pelos lados da Arena, casos de Dante, que está no Nice, da França, Rodolpho, que está no Flamengo, e Adryelson, que atualmente defende a camisa do Sport. Este terceiro é o mais cotado para jogar no tricolor, uma vez que a negociação com o clube pernambucano está travada e alguns nomes já foram especulados em uma possível troca, casos de Guilherme, mas nada avançou.

Fala-se, dentro do Grêmio, que o nome escolhido já está em negociações avançadas e que apenas alguns detalhes separam o mesmo do tricolor. Porém, o nome é tratado com absoluto sigilo pelos mandatários do Grêmio, que temem uma concorrência, caso o nome seja divulgado. Casos como o do meia Thiago Neves serviram de exemplo e desta vez, o clube gaúcho não pretende sair no prejuízo.