As mudanças já se iniciaram no Grêmio. Ao longo dos últimos dias, além de anunciar a saída do vice-presidente de futebol Paulo Luz, juntamente com os diretores Celson Matte e Cláudio Tavares, o Presidente Romildo Bolzan Jr também confirmou o desligamento do, agora, ex-preparador físico gremista Márcio Meira e a contratação de Réverson Pimentel, que estava no RB Bragantino, para ser o responável pela área de preparação física.

Presidente se aproximará da administração do futebol

Ainda em relação as mudanças promovidas na estrutura interna do clube, agora, o mandatário gremista, segundo o próprio declarou, estará mais próximo do futebol, tendo em vista que o clube, a princípio, não pretende anunciar outro vice-presidente do Conselho de Administração para exercer o cargo político do futebol.

Carlos Amodeo é o novo gerente de futebol

Diferente do que era esperado pela imprensa e pela torcida, o Presidente Romildo Bolzan informou que o clube não contratará um diretor executivo. Através das alterações internas promovidas, Carlos Amôdeo, que exercia o cargo de CEO do Grêmio, agora, irá adentrar mais no futebol, sendo o responsável pela gerência de futebol da instituição.

Direção encaminha contratação de antigo sonho

Dentro das quatro linhas, mesmo com suas atenções voltadas à pré-libertadores, nos bastidores, a alta cúpula diretiva gremista já trabalha para reforçar o elenco comandado pelo técnico Renato Portaluppi.

Conforme apurado pela reportagem, a função de primeiro volante é uma das posições tratadas como prioridade para ser reforçada, tanto pela comissão técnica, quanto pela direção gremista.

O nome preferido é o do volante Rafael Carioca, revelado pela base gremista e que atualmente está no Tigres, do México. Já existe um acordo salarial com o jogador, entretanto o entrave de momento é a liberação com o clube mexicano, que pede o valor da multa rescisória - 5 milhões de dólares - para liberar o atleta.

Por mais que o clube negue publicamente, o Grêmio já fez uma proposta oficial de aproximadamente 2,5 milhões de dólares ao Tigres e, agora, espera uma resposta do time mexicano. É esperado que o atual clube de Rafael Carioca diminua a pedida inicial de 5 milhões de dólares. Entretanto, para liberar o volante, o Tigres espera arracadar, no mínimo, US$ 3,5 milhões.

Mesmo não tendo, até o momento, acordo com o Tigres, existe otimismo interno e entendimento entre a direção gremista que é questão de tempo até os clubes chegarem a um denominador comum.