O futuro do Grêmio estará em jogo neste próximo domingo, na grande decisão da Copa do Brasil 2020. Sim, a decisão diante do Palmeiras ditará os rumos do Grêmio na Libertadores e na temporada 2021.

Temporada e planejamento para 2021

A temporada e também o planejamento para 2021 do Tricolor Gaúcho passará especialmente pela final da Copa do Brasil, onde a equipe de Renato Portaluppi saberá se terá 44 dias para se preparar para a estreia da Libertadores ou se entrará na competição três dias após a decisão do nacional.

Tendo ficado na sexta colocação do Brasileirão 2020, o Grêmio necessariamente precisa vencer a Copa do Brasil, claro, se não quiser iniciar sua caminhada na Libertadores já neste mês de março; caso seja vice-campeão deste torneio brasileiro, o time de Renato fará sua primeira partida na competição sul-americana já na próxima quarta-feira, dia 10, na segunda fase da "Pré-Libertadores".

Adversário da "Pré-Liberta

O adversário aqui será o Ayacucho - do Peru, em Porto Alegre, no primeiro jogo da fase eliminatória, com o jogo da volta ocorrendo no dia 16 deste mesmo mês, em Cusco. Se passar por esse primeiro obstáculo, garantirá vaga a terceira fase, onde deverá enfrentar o vencedor de Unión Espanhola-CHI e Independiente del Valle; em mais um duelo de mata-mata antes da fase de grupos.

Campeão da Copa do Brasil

Caso venha a conquistar sua sexta taça da Copa do Brasil, em cima do Palmeiras, no próximo domingo, às 18h, no Allianz Parque, o Grêmio ganhará 44 dias para se preparar para sua estreia na Libertadores, já na fase de grupos. O início desta está marcado para ocorrer no dia 20 de abril, segundo informações da própria Conmebol.

Contrato de Renato

Se não bastasse essa preocupação, a direção do Grêmio ainda terá pela frente a questão quanto a renovação de contrato com seu treinador, que encerra no dia 7 de março - mesmo dia da grande decisão da Copa do Brasil. De acordo com informações vindas da Arena, um acerto entre as partes já teria sido encaminhado, restando mesmo a assinatura do novo contrato por mais uma temporada.

Apesar das incertezas quanto ao futuro tricolor em 2021, o vice-presidente Paulo Luz está confiante mesmo em caso do time gaúcho vir a disputar a "Pré-Libertadores".

"Se tivermos que enfrentar a Pré-Libertadores, o faremos. Primeiro porque temos um grupo forte, segundo porque esse grupo tem muito mérito. Mesmo assim acreditamos que poderemos reverter o resultado da Arena no Allianz e voltar na segunda-feira de São Paulo, se Deus quiser, com o título da Copa do Brasil", declarou o dirigente.

A temporada 2021 para o Grêmio se inicia em meio ao término da temporada 2020, onde nesta quarta-feira o time gremista fará sua estreia no Campeonato Gaúcho 2021, encarando o Brasil de Pelotas, na Arena, pela segunda rodada do campeonato estadual, às 20h. Já a decisão da Copa do Brasil como já falamos aqui, será no próximo domingo, às 18h, em São Paulo, onde para sair campeão terá que derrotar o "Verdão" por dois ou mais gols; vitória por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis; qualquer empate é do Palmeiras.