Historicamente, o Grêmio sempre caracterizou-se por revelar grandes jogadores, oriundos de sua categoria de base. Porém, desde o início da gestão Romildo Bolzan Jr a frente da instituição, retomando suas origens, ano após ano, o clube continua revelando, em série, inúmeros atletas de alto nível técnico, principalmente, para uma posição: volante.

Relembre os recentes volantes revelados pelo Tricolor Gaúcho

Em 2016, ano da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil, Walace fazia parte da formatação do meio-campo titular e foi peça fundamental na equipe. No início do ano seguinte, após o grande destaque obtido, o volante foi negociado com o Hamburgo, da Alemanha.

Já em 2017, quando o clube conquistou o tricampeonato da Libertadores, a principal revelação do time foi o volante Arthur. Mesmo com pouco tempo na equipe profissional, as grandes atuações chamaram a atenção do Barcelona, que acabou adquirindo o jogador por, inicialmente, cerca de 30 milhões de euros.

Apenas com atuações na base, Diego Rosa foi vendido por quantia milionária

Mesmo sem ter atuado no profissional, vale a menção a Diego Rosa, vendido ao Grupo City - acionista do Manchester City. A negociação, conforme gatilhos pré-estabelecidos em contrato, pode chegar até 23,5 milhões de euros.

Atualmente, Matheus Henrique e Darlan, que já sofreram assédio europeu recentemente, são os dois principais volantes que vem se destacando no grupo principal do Tricolor Gaúcho.

Direção gremista prepara promoção de volante fenômeno da base

Planejando as próximas temporadas, o Grêmio prepara a subida de mais um volante - considerado fenômeno na base - ao grupo principal. Trata-se de Fernando Henrique, de 19 anos, e que atualmente faz parte do elenco de Transição.

Não há previsão exata de quando o volante subirá ao elenco comandado pelo técnico Renato Portaluppi, porém o clube está atento e preparando a promoção de Fernando Henrique. A expectativa é de que, em curto prazo, o jogador seja alçado ao profissional.

Fernando Henrique possui multa rescisória elevada

Com contrato renovado, recentemente, até o final de 2014, o volante possui uma multa rescisória de 40 milhões de euros. O Grêmio detém 60% dos direitos econômicos do atleta.

Mesmo sem ter tido a visibilidade que o plantel profissional recebe, Fernando Henrique, desde as categorias inferiores, sempre chamou a atenção dos clubes europeus. Quando atuava no sub-17, a direção gremista chegou a receber uma oferta oficial da Atalanta, da Itália, entretanto preferiu recusar a investida italiana. A proposta era de empréstimo com opção de compra.