Com o encaminhamento do término da atual temporada, os clubes já começam a se movimentar nos bastidores para elaborar o planejamento e a montagem do elenco para o ano de 2021.

Com o Grêmio não é diferente. Atual quinto colocado do Brasileirão e finalista da Copa do Brasil - as datas das finais contra o Palmeiras ainda não foram oficializadas - o Tricolor Gaúcho, através de sua direção, já se articula para a temporada de 2021.

Jogadores em fim de contrato no Grêmio

Como ocorre ano após ano, jogadores sairão e outros, em contrapartida, serão contratados. Entretanto, a diretoria gremista terá um trabalho "extra" para a próxima temporada, isso porque, conforme já trazido pela reportagem, 12 jogadores do atual plantel gremista possuem contratos perto do encerramento.

Luiz Fernando, Robinho e Julio César possuem contrato somente até o término do Brasileirão, em fevereiro. Dos três, o único atleta que possui chances reais de permanecer é Luiz Fernando.

Geromel pode permanecer até 2022

Geromel, Victor Ferraz, Vanderlei, Breno, Leonardo, David Braz, Cortez, Maicon e Diego Souza têm vínculo com a instituição se encerrando no final de 2021. Dentre os casos, a situação com status de "mais avançada" é de Pedro Geromel. Contratado em 2013, o ídolo gremista possui conversas encaminhadas para renovar por mais uma temporada, até o final de 2022.

Situação de Maicon

Diferente de Geromel, a situação contratual do volante Maicon não é tratada como avançada, pelo contrário, internamente, dentre os atletas com contrato até o final do ano, Maicon é o que possui status de incógnita.

Conforme apurado pela reportagem, a primeira conversa entre os representantes do volante e membros da direção, ocorreu no início do segundo semestre de 2020. Na ocasião, não foi apresentada proposta oficial para a renovação contratual. A reunião aconteceu com o teor das partes conversarem sobre o planejamento do futuro de carreira do capitão gremista.

Renovação não é unanimidade interna

A renovação de Maicon não é tratada como unanimidade dentro do clube. Uma parte defende a ampliação contratual pela alta representatividade do volante. Por outro lado, há aqueles que são contra a renovação, principalmente, pelas complicações físicas que Maicon vem enfrentando ao longo das últimas temporadas.

Por mais que esteja sofrendo com lesões e desconfortos musculares, o volante gremista possui o desejo de atuar por mais um ano, após o término do seu atual contrato com o Grêmio, ou seja, até o final de 2022.