A temporada de 2020 já está em sua reta final. Prorrogada em decorrência da pandemia do Covid-19, as competições, como o Campeonato Brasileiro, só terão finalização em fevereiro.

Com a temporada se encaminhando para seu término, e tendo em vista o pouco tempo de preparação que os clubes terão para as competições válidas pelo ano de 2021, o Grêmio, através de sua diretoria, já começa a se movimentar nos bastidores para traçar o planejamento da montagem do elenco.

Como acontece em todas as temporadas, jogadores sairão e outros, em contrapartida, visando agregar qualidade técnica e numérica ao elenco, serão contratados. Porém, saindo da obviedade, a direção gremista possui um trabalho "extra", isso porque 12 jogadores possuem contrato acabando em 2021.

Três jogadores possuem vínculo em vigência com o clube somente até o fim do Brasileirão: Luiz Fernando, Robinho e Julio César. Por outro lado, Geromel, Maicon, David Braz, Leonardo, Breno, Diego Souza, Vanderlei, Bruno Cortez e Victor Ferraz têm contrato acabando no final de 2021. Confira a situação de cada atleta:

Robinho

Contratado em agosto do ano passado após conseguir na Justiça a rescisão contratual com o Cruzeiro, o meia Robinho nunca caiu nas graças da torcida. Mesmo possuindo cláusula de renovação automática se atuasse como titular em 50% dos jogos da temporada de 2020, a tendência é de que o jogador não permaneça no Grêmio.

Julio César

Contratado no início de 2019 logo após o goleiro Marcelo Grohe ser vendido ao Al-Ittihad, da Arábia Sáudita, Julio César recebeu poucas oportunidades da comissão técnica, porém, nos jogos em que atuou, obteve inúmeras falhas. O goleiro já foi comunicado que não terá seu contrato renovado.

Luiz Fernando

Dentre os atletas que possuem vínculo somente até o término do Brasileirão, o caso do meia-atacante Luiz Fernando é o considerado de maior incógnita, isso porque não há uma decisão definitiva do clube em relação ao atleta.

Para contratá-lo por empréstimo do Botafogo, o Grêmio pagou cerca de R$ 1 milhão de reais. Em contrato, há cláusula de renovação automática até o final de 2021. Caso o Grêmio ative o mecanismo, automaticamente, Luiz Fernando, além de ficar no Tricolor Gaúcho até o final do ano, terá seu contrato renovado com o clube carioca até 2022. Para adquirir o jogador em definitivo, a direção terá que pagar 1.5 milhão de euros.

Vanderlei

Contratado para ser o titular incontestável da meta tricolor, o goleiro Vanderlei possui vínculo somente até o final de 2021, porém, conforme pré-estabelecido em contrato, existe cláusula de ampliação automática até o final de 2022. Para contratar o goleiro, o Grêmio assumiu pagamento de 200 mil dólares ao Coritiba e desembolsou R$ 3 mihões ao Santos.

Breno

Oriundo das categorias de base do clube, o jovem goleiro Breno, que teve poucas oportunidades na equipe profissional, em decorrência da excelente avaliação interna que o Grêmio possui em relação ao seu futebol, deverá ser procurado, já nas próximas semanas, para renovar o contrato.

Victor Ferraz

Considerado titular absoluto da lateral direita, Victor Ferraz foi adquirido no início de 2020, em uma troca com o Santos que envolveu o lateral Madson. Em contrato, conforme apuração da reportagem, caso Ferraz atue em 65% das partidas da temporada de 2021, automaticamente, seu contrato será renovado até o final de 2022.

Leonardo Gomes

Ausência desde o final de 2019, quando rompeu os ligamentos do joelho e, depois do processo cirúrgico, por uma complicação na patela, o lateral direito Leonardo Gomes, que possui contrato até o final de 2021, deve ampliar seu vínculo com a instituição, pelo menos, até o fim de 2022.

Geromel

Dentre os atletas que possuem contrato terminando na final do ano, a situação de Pedro Geromel já está praticamente definida. Contratado em 2013 e ídolo da torcida, o zagueiro renovará o contrato até o final de 2022.

Braz

Considerado um jogador de confiança do técnico Renato Portaluppi, por mais que o zagueiro tenha perdido espaço para o jovem Rodrigues, mais conhecido como Tonhão, David Braz deve prorrogar seu contrato por mais uma temporada.

Bruno Cortez

Lateral esquerdo titular na campanha do tricampeonato da América, em 2017, Bruno Cortez deve ampliar seu contrato com o Grêmio. Conforme apuração da reportagem, existe uma reunião marcada para janeiro, entre o representante do lateral e dirigentes do Clube, para tentar chegar a um denominador comum.

Maicon

O volante Miacon já externou, em outros momentos, o desejo de continuar atuando no Grêmio até o fim de 2022. Até o momento, não há princípio de acordo entre as partes para a renovação de contrato

Diego Souza

Contratado em 2020, inicialmente, para composição de elenco, o centroavante Diego Souza foi da desconfiança à titularidade incontestável e artilharia. O atleta já demonstrou interesse em, após o término do atual contrato com o Grêmio, se aposentar.