Em um ano atípico, devido a pandemia do COVID-19, em que as competições de 2020 só terão término no início de 2021, os clubes já começam a planejar a próxima temporada, estabelecendo a verba para contratações, posições prioritárias para serem reforçadas e aproveitamento de determinados jogadores emprestados.

Com o Grêmio não é diferente. Classificado para a grande final da Copa do Brasil após eliminar o São Paulo na fase semifinal - as finais contra o Palmeiras ocorrerão nos dias 3 e 10 de fevereiro - a direção gremista já começa a planejar, nos bastidores, a montagem do elenco para a próxima temporada.

Grêmio planeja arrecadar R$ 28 milhões em vendas de atletas

Em relação ao plano orçamentário para 2021, no âmbito de vendas, a direção do clube orçou a necessidade de arrecadação de R$ 28 milhões, somente com a venda de atletas.

Pepê e Darlan estão sendo observados pelo futebol português

Mesmo com o ano recém começando, alguns jogadores do atual plantel gremista já estão sendo observados por clubes europeus. Além de Pepê, considerado o melhor jogador do atual elenco, que está na mira do Porto, de Portugal, o volante Darlan também possui sondagem do futebol português.

Sporting e Braga, ambos clubes de Portugal, estão observando o jogador, que possui contrato até 2023 e multa de 150 milhões de euros, e poderão fazer proposta oficial nas próximas semanas.

Se por um lado, tanto a torcida, quanto os dirigentes, possuem receio pela possível saída de seus principais jogadores, em contrapartida, alguns atletas retornarão de empréstimo para reforçar o plantel do técnico Renato Portaluppi em 2021. Ao todo, 6 jogadores que possuem contrato com o Grêmio estão emprestados.

Léo Chú

Considerado por muitos como o futuro titular da ponta esquerda, o atacante está emprestado ao Ceará até o dia 28 de fevereiro de 2021. Na equipe cearense, Léo Chú possui 19 jogos e dois gols marcados. O contrato com o Grêmio tem duração até o final de 2024.

Lima

Assim como Chú, o meia-atacante Lima também está emprestado ao Ceará até o dia 28 de fevereiro de 2021. Oscilando entre o status de titular e reserva, o meia já realizou 35 jogos, tendo marcado 6 gols. O contrato com o Grêmio é válido até o final de 2021.

Matheus Frizzo

Volante de 22 anos, Matheus Frizzo está emprestado ao Vitória até o dia 31 de janeiro de 2021. Na equipe baiana, o volante disputou, até o momento, 12 partidas. Seu contrato com o Grêmio é até o final de 2022 e a multa rescisória é de 80 milhões de euros.

Juninho Capixaba

Lateral esquerdo adquirido em definitivo juntamente ao Corinthians, Juninho Capixaba permanecerá no Bahia por mais um tempo. Recentemente, as direções dos clubes acertaram a prorrogação do empréstimo até o final de 2021. Na atual temporada, atuando pelo Bahia, Capixaba possui 41 jogos disputados e um gol marcado. O contrato do lateral esquerdo com o Grêmio é longo, até o final de 2023.

Jhonata Robert

Emprestado ao Famalicão, de Portugal, até o meio de 2021, o meia-atacante Jhonata Robert retornará ao Grêmio, onde possui contrato até o final de 2022, após expirar o empréstimo junto à equipe portuguesa. Sua multa rescisória no Tricolor Gaúcho, que detém 60% dos direitos econômicos, é de 80 milhões de euros.

Phelipe Megiolaro

Goleiro de grande cartaz na base gremista, Phelipe Megiolaro, recentemente, teve seu contrato de empréstimo com o Dallas FC, dos Estados Unidos, prorrogado até o dia 30 de junho de 2021.

Seu retorno ao Grêmio, após o término do empréstimo com a equipe norte-americana, ainda é uma incógnita, pois existe uma cláusula no contrato, onde o Dallas FC possui a preferência de compra definitiva por 2,5 milhões de dólares. O time dos Estados Unidos já indicou ao Grêmio que possui o interesse na compra de Megiolaro. O Tricolor é dono de 70% dos direitos econômicos do goleiro.