Desde o início da gestão Romildo Bolzan Jr a frente da administração do Grêmio, além de caracterizar-se pela competitividade no âmbito prático, sempre chegando às fases de afunilamento das competições mata-mata, o clube vem chamando a atenção por ser revelar grandes atletas em sua categoria de base.

Desde 2016, ano em que o Tricolor conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil, a instituição vem realizando grandes vendas ao mercado do exterior. Foi assim com o volante Walace, no início de 2017, em uma negociação com o Hamburgo, da Alemanha, que rendeu 6 milhões de euros aos cofres gremistas - o negócio foi fechado em 10 milhões de euros, porém o clube era dono de apenas 60% do volante.

Relembre os valores da venda de Arthur ao Barcelona

No ano seguinte, após a conquista da Libertadores da América, Arthur também foi vendido ao exterior, mais precisamente ao Barcelona, por altas cifras - cerca de R$ 120 milhões, com 60% do valor ficando para a instituição.

Veja os valores da venda de Tetê ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

Em 2019, sem ao menos ter estreado pelos profissionais do Grêmio, o jovem atacante Tetê foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 10 milhões de euros por 45%, com o Grêmio ficando com outros 15% de uma futura venda do atacante.

Grêmio conseguiu arrecadar valor milionário através de Everton Cebolinha

Já em 2020, considerado o melhor jogador do plantel gremista na temporada anterior, foi a vez de Everton Cebolinha ser negociado com a Europa. Em uma negociação com o Benfica, de Portugal, o clube conseguiu arrecadar cerca de 13 milhões de euros líquidos.

Pepê deve ser vendido ao Porto no início de 2021

Como já é de conhecimento público, do atual plantel gremista, Pepê é o atleta que possui maior assédio de clubes da Europa. Zenit, da Rússia, Sevilla e Real Madrid, da Espanha, e Porto, de Portugal, já sondaram a situação do jovem ponta esquerda.

O time português, a pedido do técnico Sérgio Conceição, é o clube mais interessado na aquisição do futebol de Pepê e, conforme apuração da reportagem, deve fazer proposta de 18 milhões de euros ao Grêmio, já nas primeiras semanas de janeiro.

Além de Pepê, Darlan também está na mira do futebol português

Assim como Pepê, o volante Darlan também vem sendo observado pelo mercado do exterior. Recentemente, Sporting e Braga, ambos clubes de Portugal, sondaram a situação do volante gremista e poderão fazer proposta oficial para tirar o jogador de Porto Alegre,

Com contrato até o final de 2023, Darlan possui multa rescisória de 150 milhões de euros. O Grêmio é dono de 50% dos direitos econômicos do jogador. Segundo o site Transfermarkt, Darlan é avaliado em 2.5 milhões de euros.