Em busca da classificação para às semifinais da Copa Libertadores da América, o Grêmio enfrentará o Santos na próxima quarta-feira (16), às 19h15, na Vila Belmiro, pela partida de volta das quartas de final da maior competição do continente.

No duelo de ida entre as equipes, na Arena, Grêmio e Santos empataram por 1x1, tendo seus gols marcados, respectivamente, por Diego Souza, nos minutos finais da partida, e Kaio Jorge.

Para se classificar à próxima fase da Libertadores, o Grêmio precisa ganhar o jogo ou empatar com o placar sendo a partir de 2x2. Caso a partida termine em igualdade por 1x1, as equipes definirão o classificado nas penalidades. Pelo lado do Santos, um simples empate por 0x0 já classifica o time para à semifinal.

Transmissão:

O confronto de volta entre Santos e Grêmio ocorrerá na próxima quarta-feira (16), às 19h15, na Vila Belmiro, e terá transmissão excluisiva do canal Fox Sports.

Dúvidas, Retorno e Desfalques do Grêmio:

Por mais que o Grêmio tente fazer mistério em sua escalação para o duelo de volta contra o Santos, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, conforme apuração da reportagem, o time já está praticamente definido.

A respeito dos desfalques, o meia-atacante Alisson, que é ausência desde o polêmico duelo com o São Paulo, pelo Brasileirão, continua fora de combate.

Na linha defensiva, o zagueiro Walter Kannemann, que atuou no empate por 0x0 com o Goiás, no último sábado, para pegar ritmo de jogo, está confirmado na equipe titular. Com isso, o argentino formará a dupla de zaga com Pedro Geromel.

Abrindo o meio-campo, o capitão Maicon sentiu desconforto na panturrilha e nem viajou à Santos. A tendência de momento é que o jovem Darlan, formado nas categorias de base do clube, seja o titular ao lado de Matheus Henrique.

Jean Pyerre está confirmado para a partida de quarta-feira:

Principal pauta em relação ao Grêmio desde o confronto de volta contra o Guaraní, do Paraguai, no dia 3 de dezembro, quando, nos minutos finais do primeiro tempo, foi substituído por Isaque, o meia-armador Jean Pyerre está confirmado na equipe titular para a partida da próxima quarta-feira.

Entenda porque o meia-armador era desfalque:

Conforme a reportagem havia informado há semanas atrás, o meia passou por exames, onde não foi detectado nenhuma lesão, apenas um edema muscular.

Do duelo contra o Guaraní até a partida de ida contra o Santos, que acabou empatada por 1x1, Jean Pyerre não havia realizado nenhum treinamento com bola. Sua presença no banco de reservas contra o Vasco, partida anterior ao primeiro confronto com a equipe santista, foi apenas um "despiste" para tentar passar uma falsa imagem ao Santos.

Provável Grêmio:

Com isso, a provável escalação do Grêmio tem: Vanderlei; Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Pinares, Pepê e Diego Souza.

Desfalques e Provável Santos:

Pelo lado da equipe santista, a escalação que o técnico Cuca mandará a campo também está, praticamente, definida. A única dúvida é em relação ao substituto do volante Diego Pituca, que foi expulso na partida de ida. Alisson e Jean Motta disputam a vaga entre os titulares.

Além do meio-campista Diego Pituca, Soteldo e Vinicius Balieiro, isolados após contraírem a Covid-19, e Luiz Felipe, suspenso, também serão desfalques para a partida da próxima quarta-feira que definirá quem passará à semifinal da Libertadores.

O provável Santos tem: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Jean Mota), Sandry e Jobson; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.