Depois de algumas especulações, o Grêmio anunciou na tarde desta segunda-feira a renovação do contrato do técnico Renato Portaluppi. O técnico e maior ídolo da história do tricolor gaúcho agora tem contrato até o fim de fevereiro de 2021, quando se encerra a temporada no futebol brasileiro.

O clube já havia declarado, através da figura do presidente Romildo Bolzan Jr, que o treinador permaneceria no cargo, em um primeiro momento, até o fim da atual temporada. De acordo com o que sempre ocorreu desde que o treinador chegou ao clube, as negociações por renovação de contrato sempre ocorrem ao fim de cada temporada.

No clube desde setembro de 2016, Renato venceu a Copa do Brasil de 2016, além da Libertadores de 2017, a Recopa Sul-Americana de 2018, o Campeonato Gaúcho dos anos de 2018, 2019 e 2020. No comunicado oficial, feito pelo Grêmio através de seu site oficial, a renovação foi feita apenas por conta do ajuste do calendário por conta da pandemia. Confira o comunicado oficial abaixo:

"Foi acertada na tarde desta segunda-feira, entre Grêmio e Renato Portaluppi, a prorrogação de contrato do comandante da casamata gremista até 28 de fevereiro de 2021, quando ocorrerá o final da atual temporada. Com isso, o técnico seguirá no comando dos três campeonatos em andamento até o segundo mês da próxima temporada: Campeonato Brasileiro, semifinais da Copa do Brasil e os próximos compromissos da Copa Libertadores, em caso de avanço na competição.

A mudança no contrato se deve às alterações no calendário de futebol nacional e sul-americano em função da Covid-19." diz a nota oficial.

Atualmente, o Grêmio vive o melhor momento desde a chegada de Renato. O clube está há 12 jogos invicto, e com 8 vitórias nos últimos 9 jogos. O clube segue vivo nas semifinais da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, além de ser o 8º colocado no Campeonato Brasileiro.