Pelo segundo ano consecutivo, o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Japão é cancelado devido a pandemia da COVID-19; o anúncio foi dado de forma oficial nesta quarta-feira-18. Lembramos que a corrida seria realizada no mês de outubro, no autódromo de Suzuka.

Com um número expressivo de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, já noticiado durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, as autoridades locais acharam com isso melhor suspender o GP do Japão, no entanto, mantiveram os Jogos Paralímpicos até sua conclusão, no dia 05 de setembro.

"Após discussões com as autoridades do Japão, a decisão do governo japonês foi de cancelar a corrida devido às dificuldades relacionadas à pandemia", notificou a empresa Formula One nesta quarta-feira.

Também lembramos que o anúncio dado pela Companhia que organiza o campeonato de F1, foi divulgado um dia após o governo japonês ampliar o estado de emergência para sete regiões em combate ao vírus, que aumentou expressivamente na região. Além dessas, mais cinco regiões já estavam em alerta.

Pandemia no Japão

Atualmente existem aproximadamente 1,2 milhões de pessoas infectadas com a COVID-19 no país, aonde 15,5 mil pessoas já vieram a óbitos desde o início da contaminação, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Nas últimas 72 horas o país registrou mais de 20 mil casos por dia, um recorde na região, que iniciou o processo de vacinação mais tarde que outros países e avança de maneira lenta, onde atualmente contem 37% da população imunizada.

Próximo GP de F1

A próxima etapa da Fórmula ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto, com o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps; algo que ainda comentaremos aqui neste site.