Natural de Candelária/RS, o goleiro Ricardo Friedrich soma grande parte dos seus anos de carreira no exterior. Com passagem destacada pela Noruega, o arqueiro de 27 anos foi capitão do Bodo/Glimp, vice campeão norueguês em 2019 e foi eleito melhor goleiro da competição. Na temporada 2019/2020, defendeu os turcos do Ankaragücü, que teve seu rebaixamento revertido pela confederação do país devido à pandemia, porém, mais uma vez, o atleta obteve destaque dentre os atletas do elenco.

Ricardo é irmão do também goleiro Douglas Friedrich, que atualmente é titular do Bahia após passar por clubes como Corinthians, Grêmio e Avaí. O Friedrich mais novo está no Velho Continente desde 2015, quando chegou para defender o Rops. Na Escandinávia conquistou a medalha de prata do Campeonato Finlandês logo em 2015 e o título da Segunda Divisão da Noruega em 2017.

Ricardo Friedrich comenta sobre mais uma temporada no futebol europeu. (Foto:Divulgação)
Ricardo Friedrich comenta sobre mais uma temporada no futebol europeu. (Foto:Divulgação)

Pronto para mais uma temporada, Ricardo se reapresentou ao clube turco com objetivo de ajudar a equipe a fazer uma campanha melhor coletivamente em 2020/2021, além de buscar números individuais ainda melhores que os da temporada anterior.

"Retorno bastante motivado, pois será mais uma temporada desafiadora. Os campeonatos na Turquia têm muita competitividade, onde enfrentamos equipes constantemente presentes nas grandes competições europeias. Espero poder seguir contribuindo dentro e fora de campo para que possamos construir uma história vitoriosa nesta temporada, onde o clube volte a ser referência entre os grandes do país", afirma o goleiro.