História de LaLiga: a criação e seu primeiro campeão

A liga em questão teve as conversas de ciração iniciadas em 1926, mas sua primeira edição só ocorreu três anos mais tarde, com o Barcelona sendo o grande campeão.

O ano era 1929 – aqui nascia o que é atualmente a liga de futebol mais badalada e forte do esporte no mundo. Estamos falando do Campeonato Espanhol, que em meio a um golpe de estado que tentou encerra a ditadura de Primo Rivera, acabou moldando a história da Espanha. Sendo esse um marco no futebol, onde em 10 de fevereiro de 1929, se deu o pontapé inicial para a primeira edição da liga nacional – hoje conhecido por LaLiga.

Vale lembrar que o futebol espanhol já contava com um torneio nacional desde 1903. Com a Copa da Coroação, sendo posteriormente denominada de Campeonato da Espanha – Copa de sua majestade, o Rei. Tal competição era disputada anualmente e reunia os campeões dos torneios regionais, porém, o modelo necessitava de uma ideia mais robusta e a partir de 1920 os clubes do país passaram a acenar com a criação de um “liga” e um passo importante então foi dado em 30 de junho de 1926, quando esses mesmos clubes aprovaram o primeiro regulamento de futebol profissional.

Regulamento pronto

Com o regulamento pronto, agora eles necessitavam de um calendário sustentável e profissional, foi então que se intensificou as discussões sobre a criação de LaLiga.

Assim como já havia ocorrido com o futebol inglês, o Campeonato Espanhol serviria para manter os clubes em atividade por grande parte da temporada. Tendo entre os principais objetivos deste projeto, alavancar a rentabilidade do futebol espanhol, atraindo um número maior de público e promovendo a rivalidade regional, que naquele momento já era enorme, sobretudo entre Madri, Cataluña e Bascos.

Com essa rivalidade, um novo “problema” surgiu – decidir de que forma essa competição seria composta – motivo de meses de discussão e confusão entre os dirigentes dessas equipes, uma vez que existiam duas correntes de pensamento.

As correntes

De um lado os times mais importantes, denominados de “minimalistas” – por quererem um torneio mais enxuto, que não ofuscassem o brilho da Copa do Rei ou dos regionais. Já os times que estavam em crescimento e demoraram um pouco mais para “aparecerem”, eram chamados de “maximalistas”, visto que gostariam de um torneio mais amplo, espalhado por diversos territórios espanhóis.

Resultado desta “encrenca”: não se chegou a lugar algum, e as duas ligas se formaram na temporada 1927/1928.

Os “minimalistas” com o Torneio dos Campeões – também chamada na época de Liga Nacional, com seis equipes que haviam conquistado a Copa do Rei, onde estavam o Barcelona, Real Madrid, Athletic Bilbao, Arenas, Real Unión e Real Sociedad. Já a Liga formada pelos “maximalistas” organizou a Liga Espanhola de Futebol ou a Liga Máxima, com a participação de dez times: tendo o Atlético de Madrid e o Espanyol como líderes. No entanto, nenhuma delas se mostrou viável – sem patrocínios as levaram ao fracasso, deixando com isso claro a necessidade de uma conciliação.

A criação oficial de LaLiga

Conciliação essa que só de deu em novembro de 1928, onde então os dois lados criaram um torneio que respeitava a história construída pelos principais clubes e que se abririam aos clubes emergentes. Assim sendo, a edição inaugural de LaLiga contou com 10 times participantes, com a disputa ocorrendo em dois turnos e com sistemas de pontos corridos.

Os clubes participantes da primeira edição da LaLiga foram os seguintes: Arenas, Athletic Bilbao, Atlético de Madrid, Barcelona, Espanyol, Europa, Racing de Santander, Real Madrid, Real Sociedad e Real Union.

O pontapé inicial de LaLiga se deu em 10 de fevereiro daquele ano, em meio ao luto pela morte da rainha – María Cristina. Sendo que no primeiro dia quatro jogos foram realizados e o primeiro gol anotado foi marcado no mítico Estádio de Sarriá – em frente a sete mil torcedores, com a vitória do Espanyol sobre o Real Union por 3 a 2. O gol inaugural de LaLiga foi marcado por um jovem de 17 anos, denominado de José “Pitus” Prat.

Primeiro clássico e campeão

O Barcelona foi o grande campeão da primeira edição da Liga – imagem: Trivela

A rodada inaugural da Liga ainda contou com o primeiro clássico entre Real Sociedad x Athletic Bilbao, com um empate em 1 a 1, em Atotxa. Real Madrid foi impiedoso e goleou o Europa por 5 a 0. Já o Barcelona bateu o Racing Santander por 2 a 0 no Estádio El Sardinero. A LaLiga daquele ano foi conquistada pelo clube catalão, que na última rodada venceu o Arenas pelo placar de 2 a 0 – sagrando-se o primeiro campeão de LaLiga.

Com o passar dos anos, histórias foram se acumulando e transformando a competição, que depois de 90 anos conta com um passado riquíssimo e desta forma é sem dúvidas uma das ligas de futebol mundial com maior sucesso no esporte.

Curtiu essa matéria, então não deixe de compartilhar e de nos seguirem em nossas redes sociais e em nosso site.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]