A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) tomou a decisão de declarar o campeonato nacional como encerrado no início da tarde desta sexta-feira. Após o primeiro ministro do país, Mark Rutte, declarar que está proibida a realização de jogos de futebol até setembro, a federação optou por encerrar o torneio com a atual tabela de classificação, não havendo campeões, promoções e rebaixamentos.

A decisão da federação acontece dentro de um dos cenários que a UEFA considerava como muito possível. A confederação apontou que acetaria que as ligas nacionais fossem suspensas ou encerradas prematuramente, diante de ações governamentais que proibissem a realização do esporte e o fim da temporada 2019/2020 em tempo hábil.

Como a Uefa desejaria que as ligas fossem encerradas até o fim de julho ou, no máximo, a reta final de agosto, o futebol holandês se viu diante de um impasse. E a federação decidiu o destino da Eredivisie 2019/20 junto aos clubes.

A opção de não declarar nenhuma equipe campeã se deu por conta do empate de pontuação entre os dois líderes da tabela, Ajax e AZ Alkmaar (56 pontos), e disputavam a liderança na reta final da competição. O Ajax, entretanto, fica com a vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, e o AZ vai para os playoffs.

Campeonato Holandês foi declarado como encerrado. (Foto:Divulgação)
Campeonato Holandês foi declarado como encerrado. (Foto:Divulgação)

A decisão mais polêmica se deu por conta do cancelamento do rebaixamento e da proibição do acesso dos líderes da segunda divisão. Houve uma votação entre os clubes envolvidos, sendo 18 da primeira e 20 da segunda, e 16 teriam se posicionado a favor do rebaixamento e nove contra, além das abstenções. A federação, entretanto, teria passado por cima desta eleição e decidido por conta própria.

Desta forma, a primeira divisão do Campeonato Holandês chega ao fim com oito rodadas a serem disputadas, além de jogos adiados envolvendo os líderes Ajax e AZ. As duas equipes tinham 56 pontos em 25 partidas disputadas, com campanha praticamente idêntica, com 18 vitórias, dois empates e cinco derrotas. A diferença a favor do Ajax era no saldo de gols: 45 contra 37 do AZ. Os dois times ficam com as vagas na Liga dos Campeões, enquanto Feyenoord, PSV, Willem II, Utrecht e Vitesse se classificam para a Liga Europa.