Futebol: benefícios e malefícios do esporte

Estudos nos mostram que o treinamento de futebol por 2-3 horas por semana pode causar melhorias significativas na saúde, aptidão física, força e resistência independente de sexo, idade ou falta de experiência com o futebol.

Até pode parecer provocação neste momento em que estamos passando por dificuldades na área da saúde em nosso planeta, devido à pandemia do novo “Coronavírus”, mas sabiam vocês que o futebol é um dos exercícios mais completos para o nosso corpo? Exatamente, uma vez que ele nos exige movimentos intensos e variados através de chutes, giros e principalmente com corridas, ajudando assim a manter nosso corpo sempre saudável!

Além dessas funções, o futebol também é muito bom para mulheres; sim, mulheres, ajudando na prevenção da osteoporose e sintomas da TPM. Sem contar que ele é excelente para quem está pensando em “perder” peso e com isso manter a boa forma, no combate ao estresse e ansiedade.

Para se ter todos os benefícios, é recomendado segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, pelo menos 30 minutos de atividades por duas a três vezes por semana.

Assim sendo, vamos aos sete benefícios do futebol para o corpo humano:

1º Ajuda a emagrecer

Durante a atividade esportiva – aqui propriamente dito o futebol, o corpo inteiro precisa estar trabalhando em conjunto, levando a isso um gasto enorme de calorias. A necessidade de movimentação constante faz com que a enorme queima de calorias dure por horas após uma partida. Durante 30 minutos de atividade, você pode perder em média até 250 calorias.

2º Aumentar a massa muscular

O futebol não só te ajuda a emagrecer, mas também a aumentar o nível de massa muscular em seu corpo, com os diversos grupos de músculos tanto dos membros superiores, como os inferiores e abdome estarem em uso constante, o que origina no crescimento e multiplicação de suas fibras musculares. Assim sendo, ao longo do tempo, os praticantes do futebol desenvolvem músculos maiores e mais fortes. Segundo a Associação do Esporte e da Musculação, é recomendado de duas a três atividades por semana, o que lhe dará um corpo mais eficiente e fortalecido, com um ganho de massa muscular.

3º Ajuda a baixar a pressão alta

Para aqueles que sofrem com o controle da pressão arterial, o futebol é um dos esportes recomendados, porque, assim como outras atividades esportivas, essa também exige a movimentação constante do corpo, melhorando com isso o funcionamento do coração, da circulação e fluxo sanguíneo. Com isso, o futebol previne doenças causadas pela elevação da pressão arterial, como por exemplo, o AVC ou infarto.

4º Fortalecimento ósseo

Você sabia que a quantidade de cálcio nos ossos de quem pratica futebol é maior com relação aos que não praticam atividade alguma? O alto estímulo ao corpo ajuda a diminuir a perca de cálcio dos ossos, deixando assim esses mais fortalecidos. Desta forma o futebol ajuda a prevenir a osteoporose – doença que é muito comum em mulheres após a menopausa e também a pessoas idosas.

5º Redução do risco de quedas e fraturas

O esporte aqui em questão que conta com os “dribles e passes”, ajudam na flexibilidade do ser humano, aumentando a agilidade e o reflexo. Assim sendo, o equilíbrio melhora significativamente, resultando em um menor risco de quedas e fraturas ósseas.

6º Diminuição nas chances de estresse e depressão

Jogar futebol além de liberar hormônios que trazem bem-estar, com a liberação da endorfina e serotonina, também faz bem para o “espírito” e trabalho em equipe, uma vez que há a necessidade de contato com outras pessoas e amigos. Por esse motivo, o futebol diminui a sensação de tristeza e estresse, aliando-se na prevenção e no tratamento da ansiedade e depressão.

7º Prevenção do surgimento de Alzheimer

Com a atividade em questão, as pessoas contam com reações mais rápidas e com isso desenvolve mais algumas funções cerebrais, bem como: atenção, concentração e raciocínio. Deixando desta forma o cérebro mais ativo e evitando as chances do desenvolvimento de doenças do órgão, como o Alzheimer.

Para crianças o esporte é altamente recomendável.

OS RISCOS

O futebol traz benefícios, sim, como já vimos acima, no entanto ele poderá nos trazer alguns riscos, assim, é muito importante antes de você iniciar uma atividade física – como a pratica do futebol, consultar um médico para evitar problemas como arritmias cardíacas que, quando não identificadas, podem causar risco de vida a quem pratica o esporte.

Além desse, há também a necessidade de tomar pequenos cuidados para evitar maiores problemas, como:

1º Lesões musculares e ósseos

A lesão ou a fratura poderá ocorrer com movimentos bruscos sem um alongamento prévio adequado.

2º Traumas

O futebol sendo um esporte de contato, sempre haverá algum tipo de choque com outra pessoa e isso poderá causar contusões, fraturas ou até mesmo algum tipo de hemorragia.

3º Desgastes das articulações

Se o indivíduo exagerar na atividade e não obtiver uma orientação de algum profissional, o futebol poderá exigir demais de seu corpo, fazendo com que ocorra algum desgaste da cartilagem que forma as articulações, trazendo problemas futuros.

Como podemos observar, mesmo tendo alguns “malefícios”, os “benefícios do futebol” são maiores, porém, é aconselhável alongar a musculatura antes e depois de cada partida e, de preferência, ter o acompanhamento de um profissional, fazendo do futebol um excelente remédio para o bem-estar e para a sua saúde.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]