Autor de "defesa do século" contra Pelé, Gordon Banks morre aos 81 anos

Ex-atleta tinha 81 anos e lutava contra um tumor. Foi considerado um dos maiores goleiros de todos os tempos e foi campeão mundial em 1966. Várias personalidades sentiram sua perda.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

O ano de 2019 começou muito difícil para as grandes personalidades do mundo. Desta vez, o ex-goleiro Gordon Banks, campeão do mundo em 1966 e autor da "defesa do século" na copa do mundo contra Pelé, no mundial de 1970. O ex-atleta lutava contra um tumor já havia algum tempo. Porém, a morte foi confirmada na noite passada, pelo Stoke City, que anunciou nas redes sociais após contato com a família do ex-arqueiro. Não se sabe ainda se a causa da morte foi realmente um efeito deste tumor.

Gordon Banks foi um dos maiores goleiros da história do futebol mundial. Campeão mundial com a seleção da Inglaterra em 1966, Banks foi uma referência na posição e autor da "defesa do século" na copa do mundo de 1970, quando, em uma cabeçada de Pelé, ele praticou uma defesa considerada quase impossível.

Em entrevista, quando perguntado sobre esta defesa, Banks respondeu:

-Foi a defesa mais importante da minha vida. Eu estava na primeira trave e tive que pular o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, tive que pensar a que altura a bola subiria depois de tocar mo chão. Quando estiquei a mão e toquei na bola, não sabia onde ela ia parar. Eu ouvi o Pelé gritar gol, porque cabeceou muito bem-explicou o ex-jogador.

Banks foi autor da defesa do século em 1970.Banks foi autor da defesa do século em 1970.

Quando jogador , rodou pelo futebol inglês, dos Estados Unidos, e da Irlanda. Teve grande destaque no Leicester, onde conseguiu chegar à seleção inglesa em 1963. Na Copa do Mundo seguinte, três anos depois, já era titular absoluto do English Team e atuou em todas as seis partidas para a conquista do título mundial em casa - levando apenas três gols na campanha: um na semifinal contra Portugal e dois na final diante da Alemanha. Banks somou 721 minutos sem deixar passar nenhum gol na ocasião.

Sua perda foi sentida por várias personalidades no meio do futebol, como o ex- jogador Lineker, entre outros clubes, como Leicester, Stoke City. A FIFA também comunicou em suas redes sociais a perda do jogador.

Mais sobre: pelé gordon-banks
Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal