Copa América de 2019 terá o uso do VAR, informa a Conmebol

Inicialmente utilizado pela Conmebol em 2017 – em 10 partidas realizadas pela entidade, o VAR ganhou mais espaço neste ano, onde foi utilizado em 23 jogos pela Libertadores da América e da Sul-Americana.

Por
Compartilhe

A Conmebol anunciou nesta última segunda-feira que a próxima edição da Copa América, que será disputada no Brasil no ano que vem, terá o auxílio do árbitro de vídeo – VAR, em todos os jogos da competição.

A informação foi dada pelo ex-árbitro brasileiro Wilson Seneme – atual presidente da comissão de arbitragem da Conmebol. De acordo com Seneme, a entidade máxima do futebol sul-americano deseja triplicar o uso do VAR em suas competições na próxima temporada, em relação ao utilizado em 2018, podendo com isso chegar a 100 partidas internacionais.

Além da utilização do VAR na Copa América, a Conmebol também deseja disponibilizar o árbitro de vídeo na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, ambas a partir da fase de mata-mata – lembrando que neste ano as duas competições receberam o VAR a partir das quartas de final.

VAR - árbitro de vídeo.VAR - árbitro de vídeo.

A entidade a partir de agora começará o estudo de como será montado o sistema do VAR na Copa América – a entidade estuda em conjunto com a “International Board” se haverá um controle centralizado (mesmo método usado durante a Copa do Mundo da Rússia, com duas cabines no Centro de Transmissão) ou não. A outra opção é de um controle híbrido, com uma das partes centralizada e outra “in loco”, com caminhões funcionando como uma central tecnológica do sistema.

Inicialmente utilizada pela Conmebol em 2017 – em 10 partidas realizadas pela entidade, o mesmo ganhou mais espaço neste ano, onde foi utilizado em 23 jogos pela Libertadores da América e da Sul-Americana; esse número poderá ainda chegar a 30, uma vez que as competições estão em fase final – uma partida da final da Libertadores, quatro pela Sul-Americana e dois jogos pela Recopa.

 

Mais sobre: conmebol copa-america var
Comentários