CBF divulga o calendário do futebol para 2019

A grande novidade para a próxima temporada ficou por conta dos jogos a noite, que não serão mais disputados a partir das 21h45.

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta última quarta-feira o calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2019. A grande novidade para a próxima temporada é o início dos jogos noturnos, que passam para às 21h30 e não mais às 21h45; além dessa, a final da Copa do Brasil, que para o próximo ano está marcada para o mês de setembro.

De acordo com o calendário futebolístico de 2019, os campeões estaduais serão conhecidos até o mês de abril. Em setembro, o campeão da Copa do Brasil e nos meses de novembro e dezembro conheceremos os campeões da Copa Libertadores, Sul-Americana e do Brasileirão.

Ainda em 2019, o futebol brasileiro terá uma parada devido à disputa da Copa América, que será realizada no país. O torneio terá início no dia 14 de junho e se encerrará no dia 7 de julho, onde nesse período as principais competições do futebol nacional terão a sua pausa. O Campeonato Brasileiro parará para a disputa do torneio internacional de seleções no dia 12 de junho – a dois dias do início da Copa América.

Porém, os clubes brasileiros serão obrigados a conviverem com as datas FIFA, visto que os campeonatos disputados no Brasil não serão interrompidos nestas mesmas. Vale lembrar que os clubes mesmo não querendo, são obrigados a ceder seus jogadores convocados por suas respectivas seleções.

Já para a temporada de 2020, o diretor-executivo da CBF e futuro presidente da entidade – Rogério Caboclo prometeu que o calendário terá algum avanço.

“A CBF tem um grande desafio pela frente; o de aprimorar o nosso calendário futebolístico. Temos que distribuir melhor as competições durante o ano e oferecer aos torcedores dias e horários de jogos cada vez melhores. Realizamos um movimento nessa direção e iremos avançar ainda mais em 2020”, declarou.

Veja abaixo o início e o fim de cada competição nacional e sul-americana em 2019:

– Brasileirão Série A:

Início: 28 de abril;

Fim: 8 de dezembro.

– Brasileirão Série B:

Início: 27 de abril;

Fim: 30 de novembro.

– Copa do Brasil:

Início: 6 de fevereiro;

Fim: 4 e 11 de setembro.

– Pré-Libertadores:

Início: 6 de fevereiro.

– Libertadores (fase de grupos):

Início: 6 de março;

Fim: 23 de novembro.

– Copa Sul-Americana:

Início: 6 de fevereiro;

Fim: 9 de novembro.

Campeonatos Estaduais:

Início: 20 de janeiro;

Fim: 21 de abril.

Lembrando mais uma vez que os jogos noturnos na próxima temporada não se iniciarão mais às 21h45, mas sim às 21h30.

MüllerMüller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes em geral e que curte também outras modalidades.

[blocksy_breadcrumbs]