FIFA apresenta novas normas de transferências no futebol a serem ainda aprovadas

Na reunião estavam presentes os representantes dos clubes, das ligas, dos jogadores (FIFPro), das federações e confederações.

Por
Compartilhe

Como já havíamos divulgado na última semana, a FIFA se prepara para fazer algumas alterações no regulamento de transferências, onde a entidade máxima do futebol mundial procura aumentar a transparência no processo. A ideia deverá seguir agora para o Conselho da FIFA, onde em reunião nesta última segunda-feira, em Londres, onde praticamente todos os presentes apoiaram as idéias até então apresentadas.

Na reunião estavam presentes os representantes dos clubes, das ligas, dos jogadores (FIFPro), das federações e confederações. O novo pacote de sugestões apresentados pela FIFA tem como objetivo real o de aumentar a transparência do processo de transferências, visando uma melhor proteção a sua integridade e ainda reforçando os mecanismos de solidariedade dos clubes formadores.

Abaixo traremos algumas das idéias apresentadas pela grande cúpula da FIFA na reunião desta última segunda-feira:

 

- Criação de uma câmara de compensação para processar as transferências com o objetivo de proteger a integridade do futebol a fim de evitar fraudes;

- A obrigatoriedades de um sistema eletrônico de transferências em âmbito nacional a imagem do modelo implantado para as transferências internacionais;

- Normas restritivas que tem como objetivo de diminuir a remuneração e representação de agentes;

- Novo regulamento de empréstimos de atletas para fins de desenvolvimento de jovens em oposição à exploração comercial. O número de jogadores emprestados por temporada entre cada clube será limitado e as transferências e subméritos serão proibidas;

- Contribuição de solidariedade em transferências de um jogador estrangeiro entre clubes do mesmo país.

Gianni Infantino - presidente da FIFA.Gianni Infantino - presidente da FIFA.

Após a reunião desta última segunda-feira em Londres, o presidente da entidade máxima do futebol – Gianni Infantino declarou que em conjunto com todas as entidades do futebol, os mesmo entenderam como irá funcionar o novo sistema que deverá ser empregado em breve.

“Acredito que conseguimos reunir todos a mesa de negociações e assim, todos que estão envolvidos nisso que chamamos de “futebol entenderam que precisamos começar a trabalhar. O resultado foi esse pacote de normas. Isso é apenas um primeiro passo para em breve alcançarmos uma maior transparência, garantindo assim o cumprimento de regulamentos que trarão melhorias de solidariedade aos clubes, desenvolvendo um consenso mutuo de como as questões devem ser lidadas, principalmente com a questão dos agentes, empresários e outros”, resumiu o presidente da FIFA.

Mais sobre: fifa transferencias regras
Comentários