A edição 2018 da Copa Libertadores e da Taça Sul-Americana será a última onde os dois times finalistas decidirão a grande final em dois jogos - de ida e volta. A partir da próxima edição, as duas competições terão final única, diz a Conmebol em comunicado nesta última terça-feira.

No comunicado publicado em sua página oficial e nas redes sociais da Confederação Sul-Americana de Futebol - a Conmebol divulgou o seguinte:

"As decisões obedeceram ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano, mediante maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerarem mais receitas para serem reinvestidas, as finais únicas serão uma grande oportunidade, para toda a América do Sul, de dar um grande salto de infraestrutura, organização de eventos, controle de segurança, comodidade nos estádios, na programação regional e mundial de nossos torneios", declarou Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.

A decisão da Libertadores de 2019, já tem data e local para acontecer; será no Estádio Nacional, na cidade de Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro. Já a final da Sul-Americana será disputada em Lima, no Peru - sem data e estádio definidos por hora.

Sede da Conmebol no Paraguai.

Tudo ficou decidido após reunião do Conselho da Conmebol, que foi realizada em Luque, no Paraguai, nesta última terça-feira, na sede da entidade máxima do futebol sul-americano. Ainda de acordo com a nota da Conmebol, a escolha das cidades que irão sediar as finais das duas competições futebolísticas sul-americanas, se deu após um estudo que levou em consideração diversos aspectos, bem como: logística, segurança e infraestrutura - além desses, também os aspectos políticos, sociais e de mobilidade urbana e de hospedagem.

É bom ressaltar para aqueles menos informados, que três cidades se candidataram para receber a decisão da Libertadores 2019: Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). Durante o processo de escolha da cidade sede da final da Libertadores 2019, os uruguaios desistiram da candidatura, assim sendo, as inspeções ocorreram apenas em Lima e em Santiago, durante dois dias, onde os representantes da Conmebol visitaram estádios, hotéis, aeroportos e alguns locais públicos que deverão receber os torcedores. Após as inspeções, relatórios de trabalho foram entregues ao conselho da entidade em questão e embasados nesses, tomaram as decisões acima divulgadas.