UEFA apresenta novas regras para a Champions League e Euro League

UEFA liberá a inscrição de até 23 jogadores para as finais das próximas edições da Champions League e Euro League.

Por
Compartilhe

A entidade máxima do futebol europeu, mais conhecida como UEFA, anunciou nesta terça-feira algumas mudanças que serão aplicadas nas competições por ela organizadas já a partir da próxima temporada. Entre elas, a quarta substituição na prorrogação dos confrontos de mata-mata que não forem definidos no tempo normal da Champions League e na Euro League.

A informação foi feita através de nota publicada no site oficial da UEFA, onde a entidade informou que as novas medidas impostas nesta terça-feira foram tomadas com base em reuniões do seu Comitê Executivo, no último mês, na cidade de Bratislava, na Eslováquia e também na última reunião da International Board – órgão que regulamenta as regras do futebol, no último dia 03 de março, na Suíça.

Além da quarta substituição em uma prorrogação da Champions League ou da Euro League, os clubes participantes dos torneios organizados pela UEFA também poderão inscrever três novos jogadores, sem qualquer restrição, em seus times após a disputa da fase de grupos das competições acima citadas, assim sendo, um mesmo jogador poderá defender duas equipes diferentes ao longo da mesma edição do campeonato – algo que até agora não era permitido.

Por exemplo: se já tivesse valendo essa nova regra, Philippe Coutinho, que já havia disputado a Champions League pelo seu ex-clube – o Liverpool, poderia também atuar pelo Barcelona na fase de mata-mata.

Para essa nova regra, a UEFA explica o seguinte:

“Esta medida está acertada com a situação regulatória existente nas diferentes ligas nacionais, que não impõem restrições na elegibilidade para as competições de jogadores por um novo clube durante o mercado de inverno”.

Além destas “novas regras”, a entidade máxima do futebol europeu anunciou novos horários para os jogos da Champions League e para a Euro League – a UEFA passará a adotar os horários das 18h55 e das 21h para as partidas de tais competições. Também passou a liberar até 23 jogadores inscritos para as finais destas competições. Nesta atual temporada é liberada somente a inscrição de 18 atletas.

Sobre os novos horários, a UEFA informou que as oitavas, quartas, semifinais e a grande final, serão realizadas às 21h – horário da Europa Central.

Por fim, a UEFA ainda revelou que os clubes que conquistarem a Euro League por três vezes consecutivas ou por cinco edições, passarão a exibir em seus uniformes um distintivo na manga da camisa com o selo de múltiplo ganhador da competição. Para a próxima temporada, o único clube que poderia usar esse distintivo seria o Sevilla, que venceu a Euro League em cinco ocasiões – 2006, 2007, 2014, 2015 e 2016.

Sede da UEFA.Sede da UEFA.

Mais sobre: uefa regras competicoes
Comentários