Copa do Mundo 2022: confira as novidades para o mundial no Catar

Antes de mais nada, estamos há 26 dias de um dos maiores eventos esportivos do Planeta, a Copa do Mundo. Anteriormente, o mundo passou por algumas mudanças devido a pandemia e isso refletiu também no futebol. Além disso, a tecnologia também está cada vez mais presente no futebol para auxiliar num jogo mais justo.

Portanto, abordaremos aqui as três principais novidades para essa Copa do Mundo, principalmente em relação ao último mundial, em 2018. Então, confira um pouco mais sobre o número de convocados, o número de substituições e também o impedimento semiautomático.

26 convocados

A saber, essa é uma decisão que tem reflexo direto da pandemia de Covid-19, pois esse aumento de 23 para 26 jogadores convocados ocorreu pela primeira vez na na Eurocopa 2020, que foi realizada em 2021. Devido aos muitos casos de contaminação pelo vírus a UEFA achou por bem aumentar o número de convocados para não prejudicar as seleções participantes de alguma forma.

Entretanto, a FIFA resolveu considerar manter esse número de 26 atletas também para a Copa do Mundo, não somente por possíveis casos de Covid-19, mas também pelo fato da Copa acontecer em meio a temporada Europeia. Isso porque, os jogadores estarão em um ritmo muito alto em suas competições por clubes, o que pode gerar mais lesões, logo o órgão máximo do futebol autorizou as seleções a convocar três jogadores a mais para o mundial do Catar em novembro.

Vale ressaltar, as seleções não são obrigadas a levar os 26 jogadores. Ou seja, esse é número máximo de atletas que cada país poderá inscrever para a disputa da Copa do Mundo, caso o treinador opte por menos jogadores, não existe nenhum tipo de punição ou prejuízo.

Cinco substituições

Apesar de o torcedor já estar acostumado com cinco substituições durante a partida desde o retorno dos jogos de futebol com a pandemias, essa será a primeira vez que isso acontece em uma Copa do Mundo. 

Nesse sentido, a regra que foi estabelecida pela IFBA, órgão que garante as leis do futebol, em maio de 2020, teve prorrogações e última foi até agosto de 2023. Dessa forma, pela primeira vez na história das Copas, as seleções poderão fazer cinco mudanças durante o jogo. Lembrando, são cinco substituições, porém apenas três paralizações para realiza-las.

Ainda assim, existem algumas confederações que apresentam certa resistência sobre tantas substituições durante um jogo. Entretanto, já está estabelecida a regra. Além disso, FIFA e IFBA trabalham com uma possível sexta substituição, que ocorreria em casos de concussão cerebral durante o jogo, mas seria para um longo prazo.

Impedimento semiautomático

Após a Copa de 2018 ser a primeira com a utilização do VAR, a Copa do Mundo do Catar também vai ter uma inovação tecnológica em relação à arbitragem. Trata-se do Sistema de Impedimento Semiautomático, conhecido como SAOT, a sigla em inglês que nomeia o sistema. Apesar de causar arrepios em alguns torcedores, a tecnologia já foi testada e aprovada na Copa das Nações Árabes, no Mundial de Clubes de 2021 e também na Supercopa da Europa. 

Afinal, como funciona essa tecnologia? É simples. São 12 câmeras instaladas no teto do estádio, que capta até 29 pontos de dados por jogador, além do captador que ficará dentro da bola, que enviará dados 500 vezes por segundo. Dessa, forma, as câmeras detectam exatamente o ponto do corpo do atleta que estará mais à frente no lance e o captador da bola identifica exatamente o momento em que a mesma for tocada.

Entretanto, a tecnologia é semiautomática, pois a decisão sobre o impedimento ainda caberá ao árbitro de campo. Da seguinte forma, quando o sistema detectar um atleta à frente da defesa, ou da linha da bola um alerta será emitido ao árbitro de campo, que analisará a jogada para marcar o impedimento. Visto que, apesar da possível posição irregular, o atleta poderá não ter participado efetivamente da jogada, por exemplo, ou se um adversário colocou a bola em jogo intencionalmente, autorizando o adversário a participar do jogo.

Por fim, essas são as principais novidades para a Copa do Mundo de 2022. Mais uma vez, a tecnologia estará presente nas decisões da arbitragem. Além disso, o número de convocados e de substituições podem até decidir o torneio. O certo é que estamos todos aguardando o dia 20 de novembro para começar o maior evento que o futebol pode proporcionar.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]