França busca escapar da “maldição” dos campeões na Copa do Mundo de 2022

A seleção francesa é a atual campeã da Copa do Mundo, com título conquistado em 2018 contra a Croácia, pelo placar de 4 x 2, com show de Kylian Mbappé e companhia. Nas últimas competições, o que vem chamando atenção é a “maldição das campeãs”, que pela terceira vez seguida, o país que venceu o torneio anterior é eliminado na primeira fase.

A Alemanha se sagrou campeã da competição em 2014 no Brasil, mas acabou sendo eliminada depois de perder por 2 x 0 contra a Coreia do Sul, ainda na fase de grupos. Com péssima campanha, os alemães só venceram a Suécia com gol nos últimos segundos da partida.

Já em 2010, a Espanha venceu a Copa do Mundo contra a Holanda, pelo placar apertado de 1 x 0, com gol marcado pelo craque Andrés Iniesta no final da segunda etapa da prorrogação. No próximo Mundial, também foi eliminada na primeira fase.

A Itália também sofreu desta maldição, sendo campeã em 2006 contra a seleção francesa nos pênaltis. Jogo que ficou marcado pela expulsão de Zinédine Zidane, após dar cabeçada em Materazzi. Em 2010 não classificou na fase de grupos e pelo segundo ano consecutivo, fica fora da Copa.

Nas últimas competições, o Brasil, campeão em 2002, foi a única seleção a não ser eliminada na primeira etapa da Copa seguinte. Na ocasião, perdeu nas quartas de final após ser eliminada para a França. Essa “maldição” ocorreu seis vezes em 21 competições.

A seleção francesa vem sofrendo baixas importantes, como o meio-campista Paul Pogba, o volante N’golo Kante e o goleiro Mike Maignan que já estão fora da Copa do Mundo. Uma grande incerteza é o zagueiro Raphael Varane e Kimpembe, que sofreram lesões as vésperas da competição, que inicia a partir de 20 de novembro.

A Copa é geralmente disputada entre junho e julho, sendo no mês de férias dos jogadores que atuam no futebol europeu, porém neste ano será na metade da temporada, deixando os calendários mais apertados e, consequentemente exigindo mais fisicamente dos atletas.

O técnico da França Didier Deschamps, apresentará sua lista final da convocação, em 9 de novembro, no qual a equipe terá seu primeiro desafio contra a Austrália, pelo grupo D. A seleção da Dinamarca e Tunísia completa a chave.

Foto: Reprodução MT / Pool / Getty Images

William Fiengo William Fiengo

Me chamo William Fiengo, tenho 23 anos, sou formado em Jornalismo (Comunicação Social) pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo. Atuei como estagiário na Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo, na área de Assessoria de Imprensa. Também tenho experiência em Redação pelo Anfitrião Prime. Sou completamente apaixonado por esportes e louco por futebol!

[blocksy_breadcrumbs]