A Fórmula 1 está de volta ao circuito de Imola após 14 anos, e em seu desembarque no autódromo italiano, equipes da categoria homenagearam Ayrton Senna, falecido em 1994.

O piloto brasileiro perdeu sua vida justamente neste circuito que volta ao calendário da F1 em 2020, no dia 1º de maio de 1994, onde desde então milhares de fãs do piloto e do automobilismo visitam a pista anualmente para prestar suas homenagens ao monumento erguido na curva "Tamburello".

Agora com um novo nome para a corrida desta temporada, o circuito de Imola - na Itália receberá o 13º GP do ano, com a denominação de GP da Emilia-Romagna. Equipes da F1 aproveitaram essa sexta-feira sem carros na pista para fazerem o tradicional "track walk" e assim passarem a pé, de patinete, bicicleta, motoneta... na curva Tamburello, onde prestam suas homenagem ao Tricampeão Mundial de F1, que perdeu sua vida neste mesmo local disputando a corrida no dia 1º de maio de 1994, quando "misteriosamente" perdeu o controle de sua Willians e bateu forte no muro; o resto todo mundo já sabe!

Imagem do acidente fatal de Ayrton Senna, em Imola - Itália
Imagem do acidente fatal de Ayrton Senna, em Imola - Itália

Vale aqui ressaltar que neste mesmo circuito, no mesmo final de semana, o austríaco Roland Ratzenberger veio a falecer, em outro gravíssimo acidente, no treino livre.

13º GP da temporada 2020

O GP da Emilia-Romagna ocorrerá neste próximo domingo, às 09h10 (de Brasília), no circuito de Imola - Itália; ante disso, teremos os treinos classificatórios, no sábado, às 10h, com transmissão ao vivo para o Brasil no SporTV. O 13º GP da temporada 2020 terá transmissão ao vivo pela Globo.