Essa vai para os amantes da velocidade, em especial para aqueles que curtem a Fórmula 1. Você aí, que é apaixonado por corridas, por alta velocidade, saberia me dizer as cinco maiores rivalidade da categoria em destaque? Acredito que logo venho em sua cabeça os pegas entre Ayrton Senna e Alain Prost e de certa forma você acertou, mas não foram somente esses que agitaram o circuito da F1.

Além dos verdadeiros pegas dentro das pistas, muitas dessas rivalidades saíram de dentro dos cockpit e partiram para os microfones e também para as telas de cinema, com manifestações de alguns desses pilotos. Assim sendo, separamos aqui para vocês cinco grandes rivalidades que rolaram na história da maior categoria do automobilismo mundial, como essa que vamos contar agora e que chegou a virar filme:

Niki Lauda x James Hunt

Lauda x Hunt
Lauda x Hunt

O ano era 1976 e a dupla era considerada a favorita a levar o título mundial daquele ano e esse fora decidido na última corrida da temporada. Lauda liderava o campeonato com alguma folga até sofrer um grave acidente no GP da Alemanha, que por muito pouco não lhe custou à vida, tendo boa parte de seu rosto queimado. No entanto, o piloto austríaco ficou apenas duas corridas fora da temporada - tempo necessário para ele vir a perder o título na última corrida do ano, no GP do Japão, onde tudo foi decidido e o inglês levou a melhor sobre o austríaco - vale lembrar que essa disputa chegou a virar um filme, denominado de "Rush".

Gilles Villeneuve x Didier Pironi

Villeneuve x Didier
Villeneuve x Didier

Companheiros de equipe em 1982, a Ferrari durante o GP de Ímola - na Itália, pediu para que ambos mantivessem suas posições na pista e que não brigasse pela vitória. Porém, relaxado com o pedido da equipe, Villeneuve deu mole e viu seu companheiro de equipe o ultrapassar e vencer o grande prêmio. Dalí em diante, o piloto canadense jurou jamais falar com o francês - cumprindo com sua promessa até a morte semanas depois no GP da Bélgica, ao tentar bater a pole position que estava justamente na mão de seu companheiro de equipe e naquele momento seu maior adversário. Pironi por sua vez veio a falecer em 1987, durante uma competição aquática.

Nelson Piquet X Nigel Mansell

Mansell x Piquet
Mansell x Piquet

Aqui temos uma rivalidade envolvendo um brasileiro e um inglês. Piquet que chegaria a Williams em 1986; chegava com moral de um bicampeão pela Brabham. No entanto, encontraria em sua nova equipe um concorrente a altura e uma forte resistência por parte de Nigel Mansell. Mesmo sendo rivais nas pistas, ambos se tornaram amigos fora delas, tanto que o brasileiro certa vez chegou a dizer que a única diferença entre os dois era que Mansell "gostava de mulher feia".

Ayrton Senna x Alain Prost

Senna x Prost
Senna x Prost

Sem dúvidas uma das maiores rivalidade da Fórmula 1 foi protagonizado entre o piloto brasileiro e o piloto francês. Primeiramente pelo ciúme de Prost com o tratamento dado pela McLaren a Ayrton após perder o título de 1988. Já em 1989, com os dois pilotos ainda na mesma escuderia, o francês no GP do Japão forçou uma colisão com o brasileiro que tirou de Senna a possibilidade de conquistar o título daquele ano - algo que se repetiria um ano depois, de forma contrária; mas aqui Prost já corria pela Ferrari.

Fernando Alonso x Lewis Hamilton

Hamilton x Alonso
Hamilton x Alonso

A rivalidade entre o piloto espanhol e o piloto inglês é mais um caso de "ciúmes" na Fórmula 1. Ambos eram companheiros da McLaren e talvez essa tenha sido até o momento, a principal rivalidade dos últimos anos, por envolver dois dos maiores pilotos da atualidade. Após conquistar o bicampeonato pilotando uma Renault, Alonso chega a McLaren, no entanto, não gosta nada do tratamento dado a ele na escuderia inglesa - diferente do tratamento, segundo o próprio espanhol, dado ao "prata da casa". O ciúmes entre os dois pilotos foi tanta que chegou a custar o título de pilotos de 2007, que caiu nos braços de Kimi Raikkonen, que corria pela Ferrari.

Como podem ver, essas são as cinco maiores rivalidades da Fórmula 1 de todos os tempos, mas claro que tivemos tantas outras, como Lewis Hamilton x Nico Rosberg (a mais recente), Schumacher x Senna (pouco antes da morte do piloto brasileiro), Hakkinen x Schumacher... .