Há 35 anos o eterno Ayrton Senna faria a sua estreia na Fórmula 1

A primeira corrida de Ayrton Senna na Fórmula 1 acabaria sendo vencida por um dos pilotos que mais tarde seria um de seus maiores rivais na categoria; Alain Prost – piloto da McLaren.

Por Minha Torcida
Compartilhe

Você sabia que há exatamente 25 anos atrás iniciava a trajetória na F-1 de um dos mais vitoriosos pilotos brasileiro? É isso mesmo; no dia 25 de março de 1984, o jovem Ayrton Senna da Silva dava as suas primeiras voltas em um circuito internacional como piloto oficial da categoria em questão.

A sua primeira corrida de Fórmula 1 foi no Rio de Janeiro, no hoje já inexistente autódromo de Jacarepaguá, onde na época ele conseguiu conduzir seu carro por apenas oito voltas.

Após chegar a F-1 com uma sequência arrasadora de vitórias nas categorias inferiores, Senna teve a oportunidade de testar carros de equipes grandes na época, como Williams, McLaren e Brabham, porém, acabou ficando sem uma vaga nessas e assinou com a Toleman – time esse que vinha se desenvolvendo e tinha pontuado nas últimas corridas no ano anterior.

Ayrton Senna em suas primeiras voltas na F-1.Ayrton Senna em suas primeiras voltas na F-1.

Entretanto, as primeiras corridas de Ayrton Senna na categoria não foram nada fáceis, visto que tanto ele, quanto seu companheiro de equipe – Johnni Cecotto, teriam que usar o modelo “TG183B” com motor Hart – o mais fraco dos turbos e ainda com os pneus Pirelli inferiores ao Michelin e Goodeyear.

Em sua primeira corrida, Senna nos treinos classificatórios conseguiu colocar a sua Toleman na 16ª colocação no grid, com 5.1 segundo de diferença para o pole position – Elio de Angelis – da Ferrari.

 Com o carro já apresentando dificuldades na volta de apresentação, Senna foi para a sua estreia na Fórmula 1. Após uma boa primeira volta o jovem piloto brasileiro já ocupava a 13ª colocação, porém, em pouco mais de duas voltas o motor Hart começou a apresentar falhas e Senna foi logo superado por Stefan Bellof (Tyrrell), Jacques Laffitte (Williams) e Nelson Piquet (Brabham) e ao fim da 8ª volta ele recolheu o seu carro para os boxes – o turbo de sua Toleman havia o deixado na mão.

A primeira corrida de Ayrton Senna na Fórmula 1 acabaria sendo vencida por um dos pilotos que mais tarde seria um de seus maiores rivais na categoria; Alain Prost – piloto da McLaren.

Alain Prost foi o grande vencedor do GP do Brasil em 1984.Alain Prost foi o grande vencedor do GP do Brasil em 1984.

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal