O futebol brasileiro terá novamente uma partida oficial. Isso porque, após autorização da FERJ juntamente com as autoridades do estado do Rio de Janeiro, o Campeonato Carioca retornará oficialmente. Logo de cara, o favorito entra em campo: O Flamengo recebe o Bangu, às 21h, no estádio do Maracanã. Entretanto, foi algo fora de campo que veio chamando a atenção dos torcedores rubro-negros desde a oficialização do retorno dos jogos: Onde assistir o Flamengo durante o Campeonato Carioca?

A questão vem sendo uma tônica desde o início da temporada. Isso porque, o Flamengo não entrou em um acordo com o Grupo Globo para possuir os direitos de transmissão dos jogos do clube. Por pedir uma quantia muito acima do que havia sido pago nos anos anteriores, o clube da Gávea não teria seus jogos transmitidos em nenhum canal de televisão, seja aberta ou até mesmo através do pay-per-wiew.

Nova MP muda cenário, e Flamengo pode ter jogo na TV

Entretanto, um fato novo pode mudar os rumos da situação: Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma Medida Provisória, que muda alguns estatutos da Lei Pelé, e entre eles, garante ao mandante de cada partida, a negociação pelos direitos de transmissão dos jogos. Sendo assim, basta apenas que o clube mandante de cada jogo tenha um acordo com as emissoras para que as partidas sejam televisionadas. Antes, não havia possibilidade desta "flexibilização", pois a negociação dos clubes com os grupos de comunicação não dependiam do mando de campo.

Logo após a sanção, as partes envolvidas vieram a público se manifestar. A primeira delas foi o Bangu, adversário do Flamengo nesta quinta-feira, e mandante da partida, possui acordo de transmissão com a Globo, e por isso, depende apenas da emissora transmitir a partida ou não, o que ainda não foi oficializado. Através de nota oficial, o Bangu declarou que permite a transmissão:

Pelo lado do Flamengo, a MP foi ainda mais vantajosa. Isso porque, antes, o clube fazia as transmissões de suas partidas no campeonato estadual pelo seu canal no Youtube, a FLATV, mas sem mostrar imagens do campo, apenas com a narração e o placar da partida. Agora, abre-se a possibilidade dos jogos serem transmitidos por streaming, pelos canais de mídia da própria instituição na internet.

Vale lembrar que, a Medida Provisória também terá validade para o restante da temporada, e pode mudar de forma considerável a maneira com que os clubes transmitem os seus jogos, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, por exemplo. Ainda há divergência sobre se a MP invalida contratos anteriores ou se será válida apenas para novos acordos.

Em entrevista à Band, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, se manifestou sobre o assunto:

O mandante é o Bangu. Se ele vendeu o direito, esse alguém tem o direito de transmitir. Quando o Flamengo for mandante, ele pode vender para qualquer um, se fizer a modificação, e não só para aquele. Ele disse que ia agir rapidamente e publicou no diário oficial a medida estabelecendo o direito de imagem de um clube é do mandante do jogo. A televisão está livre para passar Bangu x Flamengo, só não vai passar se não quiser. E o Flamengo terá o direito de passar o jogo contra o Boavista, no fim de semana, porque terá o mando de campo. O Flamengo vai passar na Fla TV e pode negociar com qualquer empresa, inclusive a empresa que negociou com todas as outras". declarou.