Sim, o Conselho da FIFA anunciou nesta última quinta-feira algumas novas regras que ajudarão os clubes de futebol na hora de terem que ceder seus atletas para as seleções, e essa nova informação já valerá para as partidas internacionais que restam em 2020, entre elas quatro rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas.

Essas mesmas alterações já estavam sendo adotadas desde o último mês nas seleções europeias. Lembramos que essa novidade da FIFA tem haver com a pandemia do novo Coronavírus, que obviamente impôs limitações de locomoção entre alguns países, em especial entre continentes.

Essa regra também leva em conta algumas limitações como a "quarentena" que é imposta por alguns países aos jogadores após essas viagens internacionais.

Regras e aplicações

Veja abaixo quando essas novas regras da entidade máxima do futebol deverão ser aplicadas:

  • Em caso de período obrigatório de quarentena ou auto-isolamento de pelo menos cinco dias após a chegada na localização do clube que tem a obrigação de liberar o atleta para uma seleção ou o local onde irá ocorrer uma partida da seleção;
  • Restrições de viagens de ou para qualquer lugar envolvido na situação primeira;
  • Nenhuma isenção específica das autoridades relevantes em relação às decisões acima for dada aos jogadores de uma seleção.

Vale aqui ressaltar que segundo o regulamento de Transferências de Jogadores, a obrigação dos clubes cederem seus atletas às seleções em datas FIFA continuarão a terem validade se nenhuma das situações acima citadas puderem ser aplicadas.

Para evitar qualquer problema desse tipo, a FIFA recomenda aos treinadores e dirigentes ampliarem o número de seus planteis disponíveis enquanto estivermos passando pelas consequências das restrições por conta da COVID-19. Seguindo essa mesma, algumas seleções já chamaram 30 jogadores ou mais; no caso da Seleção Brasileira, Tite convocou apenas 23 em sua última lista apresentada.

Para esses compromissos das Eliminatórias da Copa do Mundo, os jogadores já deverão se apresentar as suas seleções na próxima segunda-feira, dia 05 de outubro. O Brasil fará sua estreia neste torneio no próximo dia 09, diante da Bolívia em São Paulo.