Com a suspensão de praticamente todos os campeonatos de futebol espalhados mundo a fora suspensos por causa do "Covid-19", os calendários em questão poderão ficar ainda mais apertados do que já são e por esse motivo é que a FIFA se reunirá nesta quarta-feira através de videoconferência para avaliar as medidas a serem tomadas.

A entidade máxima do futebol no planeta estuda possíveis datas para os jogos que não estão sendo disputados neste momento e de acordo com Gianni Infantino - presidente da FIFA, esse espera que a situação envolvendo o coronavírus esteja melhor até o fim de abril.

Gianni Infantino - presidente da FIFA.
Gianni Infantino - presidente da FIFA.

"Particularmente no futebol, é imprescindível encontrar soluções adequadas e justas em nível global. Isso requer unidade, solidariedade e um senso de responsabilidade compartilhado, e precisamos pensar em todos aqueles ao redor do mundo potencialmente impactados por nossas decisões", afirmou o mandatário da FIFA.

Vale lembrar que quase todos os torneios estaduais no Brasil estão paralisados. Esses mesmos se tudo tivesse normal, encerrariam até o dia 26 de abril - com a parada, fica praticamente impossível desta data ser respeitada e nesses mesmos torneios restam apenas mais seis datas reservadas, ou seja, se a bola voltar a rolar somente a partir de maio, os regionais irão encerrar apenas no início de junho.

Assim como também vale para a Libertadores, que teriam jogos pela terceira rodada da fase de grupos a serem disputadas nesta semana e foram adiadas. Já as rodadas de número quatro e cinco, estão mantidas para abril. Assim, se o torneio voltasse a ser disputado logo (maio), a Conmebol teria que realocar três datas. Essas mesmas datas poderão ser utilizadas no mês de junho, uma vez que a Copa América deste ano foi cancelada.

Voltando propriamente ao nosso país, a Copa do Brasil é outro torneio que já teve algumas de suas partidas adiadas. Os jogos da terceira fase e muito provavelmente os jogos da quarta fase também não devem acontecer antes de maio. Por sua vez, o Campeonato Brasileiro ainda não teve início e se tudo transcorrer conforme o planejado deverá iniciar no dia 03 de maio - porém, as chances desse ser adiado para mais adiante é enorme, assim não haveria conflito de datas com as competições já iniciadas no primeiro semestre deste ano e que estão suspensas até esse momento.