A FIFA entregou, nesta quinta-feira, os prêmios do evento "The Best", que premiam os melhores do futebol mundial na última temporada. Em evento realizado de forma totalmente online, por conta da pandemia, a entidade máxima do futebol mundial escolheu os melhores de cada premiação.

Entre as premiações, destaque para Marivaldo. O torcedor do Sport, que teve sua história contada, e que se notabilizou por caminhar 60km para assistir aos jogos do time pernambucano, venceu o troféu FIFA Fan Awards.

Outro brasileiro na lista de premiados foi o goleiro Alisson, que foi derrotado no prêmio de melhor goleiro, mas venceu como o goleiro do melhor time da temporada. Entre os técnicos, o vencedor foi Jürgen Klopp, vencedor da última edição da Premier League com o Liverpool.

Veja todos os premiados do evento The Best

Melhor goleira

Sarah Bouhaddi, goleira do Lyon, foi a grande vencedora de melhor goleira da temporada. Ela desbancou Christiane Endler, do Chile, e Alyssa Naehrer, dos Estados Unidos.

Melhor goleiro

Como era esperado, o goleiro alemão Manuel Neuer, campeão da Liga dos Campeões da Europa com o Bayern de Munique, venceu o prêmio de melhor goleiro da temporada. Seus concorrentes eram Oblak, do Atletico de Madrid, e Alisson, do Liverpool.

Prêmio Puskás

Talvez, a grande surpresa da noite foi o prêmio de gol mais bonito da temporada. O coreano Son, do Tottenham, venceu os uruguaios Arrascaeta (Flamengo) e Luis Suárez (No Barcelona), com seu gol driblando diversos adversários, diante do Burnley.

Melhor treinadora

Para melhor treinadora, a vencedora foi Sarina Wiegman, da Holanda. A técnica da seleção holandesa venceu Emma Hayes, da Inglaterra, e Jean-Luc Vasseur, da França.

Melhor treinador

Outra surpresa foi a indicação do técnico alemão Jürgen Klopp para o prêmio de melhor treinador da temporada. O técnico campeão da última edição da Premier League com o Liverpool desbancou o também alemão Hans Flick, do Bayern de Munique, e o argentino Marcelo Bielsa, do Leeds United.

FIFA Fan Awards

Prêmio mais comemorado pelos brasileiros, o pernamucano Marivaldo Francisco da Silva venceu o prêmio de torcedor do ano. O torcedor do Sport se notabilizou pela árdua tarefa de caminhar por 3 cidades para assistir seu time do coração jogar.

Seleção feminina do ano

Na seleção feminina da temporada, destaque para Megan Rapinoe, que não só se notabilizou como uma das melhores dentro de campo, como também por sua grande luta pela igualdade e promoção do futebol feminino.

Seleção masculina da temporada

Na seleção masculina, domínio do Bayern de Munique, que além de garantir a soberania nacional, vencendo todos os títulos do país, também conquistou a Liga dos Campeões da Europa. Davies, Kimmich, Thiago e Lewandowski representam os bávaros.

Melhor jogadora da temporada

Entre as mulheres, a melhor jogadora da temporada foi Lucy Bronze, do Lyon. A lateral desbancou Pernille Harder, da Dinamarca, e Wendie Renard, da França.

Melhor jogador da temporada

No prêmio principal do evento, o grande vencedor foi Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. Ele desbancou os superastros Messi e Cristiano Ronaldo. Foi a segunda vez que nenhum dos dois craques levou a premiação. A primeira vez foi com Modric, em 2018.