O que esperar do Campeonato Paulista 2018

Um dos mais disputados campeonatos estaduais do Brasil terá novamente a presença do Campeão Brasileiro. Vamos ver como estão se reforçando os principais clubes paulistas e tentar encontrar um favorito.

Por
Compartilhe

Junto do Carioca, o Paulistão é o torneio com maior número de clubes pertencentes à Série A do Brasileirão, o que torna o campeonato naturalmente mais complicado (na teoria). É normal imaginarmos que Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo levam vantagem sobre os demais por conta de sua estrutura milionária e também pelo peso da camisa, no entanto, ano após ano, vemos que os clubes do interior também demonstram ótima preparação e ameaçam aos favoritos.

Dois casos recentes marcaram a história do torneio, o Ituano conquistou o Paulistão em 2014 derrotando o Santos na final. Já em 2016, o Audax não conseguiu superar o Santos, mas foi a sensação do campeonato com um futebol efetivo e ficou com o vice. 

Leia também:

Em 2017 não houve surpresa, o Corinthians faturou mais um caneco para o estoque - e posteriormente levaria para casa também a taça do Campeonato Brasileiro. Aliás, o Coringão é o maior vencedor do torneio, são 28 títulos e 21 vices. Logo depois vem o Palmeiras com 24 títulos, o Santos com 22 e o São Paulo com 21.

Como funciona o Paulistão?

Os 16 clubes são divididos em quatro grupos. Os jogos ocorrerão em turno único, apenas contra equipes das demais chaves. Os dois clubes com mais pontos em cada chave, avançam para as quartas de final, semifinal e final.

Mas e como estão se preparando os times para 2018?

Santos

O Santos voltou aos trabalhos para a temporada 2018 nesta quarta-feira. Os atletas do plantel fizeram testes clínicos e conversaram pela primeira vez com o novo técnico, Jair Ventura - que era treinador do Botafogo. Com a chegada do novo comando técnico, Elano (ídolo do clube), que estava no cargo de forma interina, não seguirá.

Ausência na reapresentação, Copete teve problemas com as passagens aéreas para voltar das férias na Colômbia.

Jogadores na reapresentação do SantosJogadores na reapresentação do Santos

Um dos casos que se arrasta há mais tempo em Santos é a batalha na justiça entre Zeca e o clube. O Flamengo estava no aguardo de poder contar com o jogador, mas o departamento jurídico do Fla vetou a contratação do lateral para evitar qualquer risco. Com a negativa do Flamengo, Zeca pode rumar à Espanha para defender o Girona.

Impasse sobre a saída de ZecaImpasse sobre a saída de Zeca

O Santos tenta se reforçar para a temporada, afinal, perdeu alguns dos mais importantes jogadores dos últimos anos, como Ricardo Oliveira (foi para o Atlético-MG) e Lucas Lima (Palmeiras). No ataque a responsabilidade ficará com Copete e Bruno Henrique. Já na defesa, a torcida confia na ótima fase de Vanderlei no gol.

No Paulistão, o Santos está no Grupo D, junto do Botafogo-SP, Mirassol e Red Bull Brasil.

Ponte Preta

2017 foi um péssimo ano para a Ponte. Os resultados negativos levaram a Macaca para a Série B do Brasileirão, mas em 2018 o clube promete se reerguer e vai usar o Paulistão como base para a reação.

Na virada do ano, os dirigente ainda precisam lidar com pendências do passado, como a situação do zagueiro Rodrigo - o jogador foi expulso por agredir o adversário na última rodada do Campeonato Brasileiro e manchou ainda mais o rebaixamento. Se encontrar um clube para jogar, a direção facilitará a saída do jogador.

Antes líder, Rodrigo espera uma proposta para deixar a PonteAntes líder, Rodrigo espera uma proposta para deixar a Ponte

E plantel da Ponte Preta se reapresentou na última terça-feira no estádio Moisés Lucarelli; na ocasião três jogadores se fizeram ausentes, o volante Ronaldo teve problemas com seu voo, o atacante Claudinho e o Lateral Fernandinho também não apareceram. A direção busca ainda a contratação de jogadores para fechar o elenco; lateral esquerdo e atacante são as posições que precisam de reposição.

Exames médicos na reapresentaçãoExames médicos na reapresentação

A estréia no Paulistão será contra o Corinthians no dia 17 de Janeiro. A Ponte está no Grupo B junto de Santo André, São Caetano e São Paulo.

São Paulo

Depois da reabilitação no Brasileirão e a fuga do rebaixamento, o São Paulo chegou até a pensar numa vaga para a Libertadores. Não deu. Mesmo assim, os ânimos se renovaram para essa temporada. A aposta para começar o ano é a base - pelo menos 10 jovens das categorias de base se reapresentaram junto aos profissionais nesta quarta-feira, grande parte deve ser promovida.

Jogadores do São Paulo cumprimentam Raí e Ricardo Rocha, novos membros da comissão de futebolJogadores do São Paulo cumprimentam Raí e Ricardo Rocha, novos membros da comissão de futebol

Além da juventude, o tricolor ainda conta com a experiência de Lucas Pratto (que pode ser negociado mas se reapresentou) e Hernanes, o grande destaque do ano passado. Wellington Nem, cujo passe pertence ao Shaktar não deve ficar.

Ídolos do São paulo vão trabalhar juntos em 2018Ídolos do São paulo vão trabalhar juntos em 2018

Destaque na reapresentação também para os novos integrantes executivos, Raí (executivo de futebol) e Ricardo Rocha (coordenador).

O São Paulo estreia no Paulistão contra o São Bento no dia 17 e também é membro do Grupo B, junto da Ponte, Santo André e São Caetano.

Palmeiras

Com treinador e jogadores novos, o Verdão se reapresentou com muitos objetivos para 2018. No ano passado o Campeonato Brasileiro não deu para vencer e também ficou pelo caminho na Libertadores, no entanto, com a presença forte de Roger na casamata e de Lucas Lima dentro de campo, o Palmeiras sonha conquistar grandes títulos.

Com a cabeça no Verdão, Lucas Lima é o grande nome do time para a temporadaCom a cabeça no Verdão, Lucas Lima é o grande nome do time para a temporada

Além de Lima, o Palmeiras tenta segurar o Zagueiro Mina antes de liberá-lo ao Barcelona, no entanto, não está descartada a saída do zagueiro ainda em janeiro. Gustavo Scarpa, um dos nomes para reforçar o Palmeiras foi descartado pelo diretor-executivo de futebol Alexandre Mattos.

Para comanar a equipe, a direção confia em Roger MachadoPara comanar a equipe, a direção confia em Roger Machado

O primeiro confronto do Palmeiras no ano será contra o Santo André, no dia 18 de janeiro. O Verdão pertence ao Grupo C do Paulistão, junto da Ferroviária, Novorizontino e São Bento.

Corinthians

Atual campeão Paulista e Brasileiro, o Corinthians tenta repetir em 2018 o sucesso de 2017 sob o comando técnico de Fábio Carille. Evidente, no entanto, que o time teria dificuldades de se manter intacto, já perdeu Jô para o Japão, mas renovou com o zagueiro Balbuena e tem interesse na contratação do meia Gustavo Scarpa.

Lucca e Fagner correram no primeiro dia de treinamentos em ItaqueraLucca e Fagner correram no primeiro dia de treinamentos em Itaquera

O Corinthians também confirmou a contratação de Juninho Capixaba junto ao Bahia. A compensação para o clube baiano será o goleiro Douglas e mais R$ 6 milhões. O zagueiro Henrique (atualmente no fluminense) também interessa ao clube.

Balbuena foi um dos destaques do ano na defesa e vai permanecerBalbuena foi um dos destaques do ano na defesa e vai permanecer

A delegação do Corinthians vai viajar aos Estados Unidos no fim de semana, onde jogará o torneio de pré-temporada organizado por lá.

No Paulistão a estreia será contra a Ponte Preta no dia 17. O Corinthians divide o Grupo A com Ituano, Bragantino e Linense.

---

Quem será o Campeão? Olhando para os elencos poderia apostar no Palmeiras, mas nenhuma zebra está descartada. Deixa tua opinião nos comentários.

 

Comentários