Chegamos nos primeiros dias da temporada de 2020 no futebol brasileiro. Ainda em meio de definições dos principais clubes sobre contratações, as competições já batem à porta e a primeira delas sustenta a essência do nosso futebol: Os estaduais. Pensando nisso, faremos uma série de artigos sobre os principais campeonatos regionais do país. Desta vez, iremos analisar a próxima edição do Campeonato Gaúcho. Confira:

FAVORITOS

Como sempre, a dupla Gre-Nal chega com mais força para a disputa do estadual. Com Grêmio e Internacional classificados para a Copa Libertadores da América, a tendência é de que o Campeonato Gaúcho não seja o grande foco de ambas as equipes, mas mesmo assim, os dois maiores clubes do estado não devem dar espaços aos clubes do interior, e a expectativa de títulos é alta dos dois lados.

Grêmio aparece como favorito para o Campeonato Gaúcho de 2020. (Foto:Divulgação)
Grêmio aparece como favorito para o Campeonato Gaúcho de 2020. (Foto:Divulgação)

Pela continuidade do trabalho e pela qualidade do elenco, o Grêmio se apresenta com pequena vantagem em relação ao seu maior rival. Renato Portaluppi irá para o seu 4ª ano consecutivo sob o comando do tricolor gaúcho, e por conhecer mais o seu elenco e ter a base de seu time formada há muito tempo, o Grêmio é tido como grande favorito para defender o bi-campeonato estadual.

Internacional tenta começar forte sob o comando de Eduardo Coudet. (Foto:Divulgação)
Internacional tenta começar forte sob o comando de Eduardo Coudet. (Foto:Divulgação)

No lado do Internacional, a chegada do técnico argentino Eduardo Coudet gerou grande expectativa por parte da torcida. Entretanto, mesmo com a chegada de reforços interessantes, como o meia Damián Musto, e o atacante Marcos Guilherme, a tendência é de que será necessário um tempo de identificação da nova filosofia de jogo por parte dos jogadores. A falta de entrosamento pode pesar contra o time do estádio Beira-Rio.

QUEM PODE SURPREENDER

Ao que tudo indica, o grande candidato a ser a surpresa do Campeonato Gaúcho nesta temporada. Consolidado na 2ª divisão do Campeonato Brasileiro há alguns anos, o "Xavante" não tem o mesmo poderio técnico e financeiro de Grêmio e Internacional, mas chegou na grande final em 2018, e pode roubar a cena mais uma vez. Além dele, o Juventude também aparece em segundo plano, mas com possibilidades bem menores.

Brasil de Pelotas é o principal candidato à surpresa do Campeonato Gaúcho. (Foto:Divulgação)
Brasil de Pelotas é o principal candidato à surpresa do Campeonato Gaúcho. (Foto:Divulgação)

QUEM SUBIU

Para esta temporada, as novidades se dão por conta de Ypiranga (campeão da divisão de acesso) e Esportivo (vice-campeão). Após anos complicados no cenário estadual, duas das equipes mais tradicionais do futebol gaúcho voltam para a elite do futebol do Rio Grande do Sul, mas não devem lutar por grandes objetivos no campeonato.

Veja as partidas da 1ª rodada do Campeonato Gaúcho de 2020:

21/01:

Aimoré x Brasil de Pelotas: 16h

22/01:

Grêmio x Caxias: 20h
Ypiranga x São Luiz: 20h
Pelotas x Novo Hamburgo: 20h

23/01:

São José x Esportivo: 20h
Juventude x Internacional: 21h30