Raio-x dos estaduais 2020: Campeonato Carioca

Com grande favoritismo do Flamengo, Campeonato Carioca de 2020 promete ser menos equilibrado, mas com equipes muito tradicionais.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

Chegamos nos primeiros dias da temporada de 2020 no futebol brasileiro. Ainda em meio de definições dos principais clubes sobre contratações, as competições já batem à porta e a primeira delas sustenta a essência do nosso futebol: Os estaduais. Pensando nisso, faremos uma série de artigos sobre os principais campeonatos regionais do país. Desta vez, iremos analisar o Campeonato Carioca.

FAVORITOS

Como de costume nos últimos anos, o grande e único favorito para esta edição é o Flamengo. Clube mais vitorioso da América do Sul em 2019, o rubro-negro não irá utilizar a força máxima dos primeiros jogos do ano, mas irá contar com os novos reforços, como o atacante Pedro Rocha e o zagueiro Gustavo Henrique. Caso seja realmente contratado, o atacante Michael também irá compor o grupo para a disputa do estadual.

Flamengo é o grande favorito ao Campeonato Carioca de 2020. (Foto:Divulgação)
Flamengo é o grande favorito ao Campeonato Carioca de 2020. (Foto:Divulgação)

Por outro lado, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama correm por fora na disputa. No tricolor carioca, a chegada do técnico Odair Hellmann pode dar um bom efeito rapidamente, mas as saídas de Caio Henrique, Allan e Daniel fazem com que a qualidade da equipe seja atualmente inferior.

No Botafogo, a grave crise financeira impede o clube de fazer grandes contratações. Apostando em jogadores jovens e com saídas de jogadores com alto custo como Diego Souza, o Fogão aparece como o time mais inferior entre os quatro maiores do estado, mas a permanência do técnico Alberto Valentim pode fazer com que o entrosamento seja o diferencial para roubar a cena.

No Vasco da Gama, a contratação do técnico Abel Braga é tida como a grande reposição para a saída de Vanderlei Luxemburgo. Além disso, a contratação do atacante Germán Cano atende uma das principais carências do time: O comando de ataque. Entretanto, a saída de alguns nomes, como o meia Richard, fazem com que o clube cruz-maltino busque opções no mercado de acordo com a realidade financeira da instituição.

QUEM PODE SURPREENDER

Duas equipes podem roubar a cena nesta edição do Campeonato Carioca: Madureira e Bangu. Além de serem as mais tradicionais do futebol carioca, o fato de estarem em um maior período de preparação para o estadual faz com que estes times possam tomar o posto de grande surpresa da competição.

Muito tradicional no futebol carioca, Madureira pode surpreender em 2020. (Foto:Divulgação)
Muito tradicional no futebol carioca, Madureira pode surpreender em 2020. (Foto:Divulgação)

QUEM SUBIU

Para a edição de 2020, o Cariocão 2020 terá duas novidades: Friburguense (campeão da série B1), e América (vice-campeão) estão de volta à elite do futebol carioca. Mais tradicional, o América tem mais probabilidade de se manter na 1ª divisão,e pode se prevalecer do fator "casa" para conseguir isso. Por outro lado, o Friburguense irá trabalhar com uma equipe mais inferior tecnicamente, e poderá ter mais dificuldade.

Veja as partidas da 1ª rodada do Campeonato Carioca (Taça Guanabara):

18/01:

Resende x Boavista: 16h30
Volta Redonda x Botafogo: 18h

19/01:

Vasco da Gama x Bangu: 16h
Cabofriense x Fluminense: 19h

*Resta definição da primeira fase para formulação das partidas restantes

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal