Raio-x dos estaduais 2020: Campeonato Paulista

Com os favoritos em início de trabalho, edição de 2020 pode ser a mais equilibrada das últimas temporadas. Times do interior podem surpreender.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

Chegamos nos primeiros dias da temporada de 2020 no futebol brasileiro. Ainda em meio de definições dos principais clubes sobre contratações, as competições já batem à porta e a primeira delas sustenta a essência do nosso futebol: Os estaduais. Pensando nisso, faremos uma série de artigos sobre os principais campeonatos regionais do país, e começamos com o mais rico e o mais forte deles: O campeonato paulista.

FAVORITOS

A edição de 2020 do Campeonato Paulista pode ser a mais equilibrada dos últimos anos. Isso porque nesta temporada não há um grande favorito para levantar a taça, e com 3 dos 4 favoritos iniciando a temporada sob novos comandos técnicos, o rápido entrosamento pode ser o diferencial para eleger o campeão desta temporada.

Pela força de seu elenco, o Palmeiras aparece como principal favorito ao título. Assim como em 2019, o Verdão apresenta mais opções em seu plantel, além de contar com um técnico muito identificado com o clube. Mesmo sem o mesmo poder no mercado dos últimos anos, o Palmeiras já desponta como um dos principais, senão o principal time do Campeonato Paulista. Mais uma vez, o Verdão tem tudo para acabar com o jejum e títulos do Paulistão, que dura 10 anos. O último título foi em 2008, em cima da Ponte Preta.

Palmeiras chega como favorito, mas com ressalvas. (Foto:Divulgação)
Palmeiras chega como favorito, mas com ressalvas. (Foto:Divulgação)

São Paulo e Santos ficam em segundo plano, mas não menos importantes. Pelo lado do tricolor do Morumbi, a permanência do técnico Fernando Diniz pode ser o diferencial para que a equipe consiga encerrar o jejum de títulos do clube, que já dura 7 anos. Mesmo que ainda sem nenhum reforço confirmado, o São Paulo conta com a recuperação de nomes consagrados, como Alexandre Pato e Hernanes, para voltar ao rumo das glórias.

No Santos, a chegada do renomado técnico português Jesualdo Ferreira é a grande aposta do clube para o Paulistão. Mesmo sabendo que é necessário um certo período de adaptação, o Peixe busca surpreender os rivais com uma metodologia de jogo diferente. Um título em um curto espaço de tempo pode ser importante para o prosseguimento do trabalho.

No Corinthians, ainda não há uma definição sobre como será o time nos primeiros meses da temporada. Mesmo com o alto investimento nesta janela de transferências, como o meia Luan, que custou cerca de R$22 milhões, e a chegada do técnico Tiago Nunes, o Timão busca retomar o caminho do sucesso, após um ano de 2019 extremamente decepcionante.

QUEM PODE SURPREENDER

Obviamente, há muita expectativa sobre o desempenho do RB Bragantino. Campeão da série B do Campeonato Brasileiro em 2019, e com grande poderio financeiro com a ajuda de investidores, o time do interior paulista pode se colocar entre os grandes novamente depois de muito tempo. Contratando jovens jogadores, como o atacante Artur e o meia Thonny Anderson, o Massa Bruta promete dar trabalho aos grandes nessa temporada.

RB Bragantino tem alto investimento para surpreender na temporada. (Foto:Divulgação)
RB Bragantino tem alto investimento para surpreender na temporada. (Foto:Divulgação)

Mesmo com o alto investimento do RB Bragantino, outras equipes podem tomar o posto de grande surpresa do Paulistão 2020. Os tradicionais clubes da cidade de Campinas, como Guarani e Ponte Preta, além do Ituano, campeão em 2014 e que conta com sua grande tradição no estado para chegar longe nesta temporada.

QUEM SUBIU

Para a temporada de 2020, o Campeonato Paulista conta com duas novas equipes: Inter de Limeira (campeão da série A2) e Santo André (vice-campeão) chegam para a elite do futebol paulista apostando no fator casa para permanecer na 1ª divisão do estadual.

Elano ser o técnico da Inter de Limeira no Paulistão 2020. (Foto:Divulgação)
Elano será o técnico da Inter de Limeira no Paulistão 2020. (Foto:Divulgação)

Veja as partidas da 1ª rodada do Campeonato Paulista 2020:

22/01:

Novorizontino x Oeste: 17h
Inter de Limeira x Guarani: 19h15
Ituano x Palmeiras: 19h15
São Paulo x Água Santa: 21h30

23/01:

Feroviária e Mirassol: 16h30
Ponte Preta x Santo André: 19h
Santos x RB Bragantino: 19h15
Corinthians x Botafogo-SP: 21h30

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal