Emendado ao Brasileirão 2020, o Campeonato Carioca 2021 terá fórmula de disputa diferente deste ano. Com pouco tempo para descanso das grandes equipes que estarão recém finalizando a temporada 2020, o Conselho Arbitral de Competições em reunião na sede da FERJ - Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro definiu que os participantes do próximo Campeonato Carioca irão se encarar em turno único para chegarem aos semifinalistas; ou seja, o Cariocão 2021 terá tiro curto.

Salientamos que este mesmo regulamento também valerá para a edição de 2022. A competição aqui em destaque contará com 12 equipes na primeira fase, aonde esses irão se encarar em 11 rodadas, com o início do torneio previsto para o dia 27 de fevereiro. O time que estiver à frente desta ao seu final, será declarado o vencedor da Taça Guanabara e avançará as semifinais, assim como o segundo, terceiro e quarto colocados.

Semifinais será definida no mata-mata

A partir da fase semifinal, os classificados serão decididos em confronto de mata-mata, com jogos de ida e volta. Os times de melhor campanha terão uma pequena vantagem nesta fase, mas não na final.

Taça Rio

Já as equipes que terminarem na quinta, sexta, sétima e oitava colocação na primeira fase, irão disputar a Taça Rio - que até esse ano era o segundo turno do Campeonato Carioca. Assim sendo, o Campeonato Estadual de Futebol do Rio de Janeiro - edição 2021 contará com 15 datas - duas a menos que em 2020.

Transmissão

Por hora o Campeonato Carioca 2021 não conta com nenhum acordo para transmissão do torneio, que teve seu contrato rompido com a Rede Globo durante a edição passada, onde essa alegou que os clubes não cumpriram com o acordo assinado entre as partes.

Datas do Campeonato Carioca 2021

A edição 2021 iniciará no dia 16 de janeiro - com América-RJ, Americano, Cabofriense, Friburguense, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa disputando uma vaga na fase principal, que se iniciará no dia 27 de janeiro, ou seja, essa "primeira" fase irá até o dia 25 de janeiro. Já na temporada 2022, essa fase preliminar não existirá, uma vez que haverá a Série A2.

Confira abaixo a tabela da primeira rodada do Campeonato Carioca 2021:

27 e 28 de fevereiro

OBS. Horários e estádios ainda serão divulgados no decorrer dos próximos dias, assim como não foram revelados os jogos de Botafogo e Vasco.