Mesmo que atualmente esteja na segunda divisão do futebol brasileiro, o Cruzeiro Esporte Clube é um dos maiores clubes do futebol brasileiro e um dos mais tradicionais no cenário sul-americano. Maior vencedor da história da Copa do Brasil, a Raposa, como é carinhosamente conhecido pelos torcedores, passa pela maior crise de sua história, mas a sua vasta história continua viva na memória e na camisa do clube mineiro.

E, foi justamente pensando em relembrar os grandes tempos da história do Cruzeiro, que iremos elencar neste artigo quem são os 5 maiores goleiros da história do Cruzeiro Esporte Clube. Confira:

Os 5 maiores goleiros da história do Cruzeiro Esporte Clube

5º- Geraldo Domingos:

Carinhosamente conhecido como "Geraldo II", o goleiro foi um dos grandes nomes da história do clube mineiro, e foi muito importante, não só dentro de campo, mas também como fora. Em campo, se notabilizou pelas grande defesas e pelas brilhantes atuações, defendendo o clube entre os anos de 1940 e 1950, e conquistou 8 títulos, sendo 4 edições do Campeonato Mineiro, e quatro edições do Torneio Início. Além disso, foi notável fora de campo, por ajudar na construção do antigo Estádio Barro Preto ou JK.

(Foto: Reprodução/ Facebook)
(Foto: Reprodução/ Facebook)

4º- Paulo César Borges:

Defendeu o Cruzeiro em duas passagens, entre os anos de 1989 e 1993, e de 1998 e 1999. Pelo clube mineiro, passou por diversos momentos distintos, sendo muito criticado, mas também aplaudido e aclamado pela torcida. É o 6º com mais partidas com o manto celeste, foi peça fundamental para a recuperação do clube na década de 90, com grandes atuações e defesas memoráveis. Conquistou sete títulos no Cruzeiro.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

3º- Raul Plassmann:

Um dos nomes que são mais reverenciados pela torcida do Cruzeiro até os dias de hoje, Raul Plassmann sempre teve muita elegância debaixo das traves. O jogador, que é o segundo da posição com mais atuações pelo clube mineiro (557 jogos), foi o grande nome do time no período de conquistas da Raposa, no qual venceu incríveis dez títulos estaduais, além de uma edição de Campeonato Brasileiro (1966), além de uma edição da Copa Libertadores da América (1976). Também teve grande desempenho com a camisa do Flamengo.

(Foto:Divulgação/ Facebook)
(Foto:Divulgação/ Facebook)

2º- Dida:

O goleiro, que é um dos maiores nomes da posição no futebol brasileiro, começou sua carreira no cenário nacional no clube mineiro, após fazer suas primeiras atuações pelo Vitória. Tendo a frieza como a sua principal característica, Dida foi extremamente importante na conquista de 9 títulos entre os anos de 1994 e 1998, sendo os principais a Copa do Brasil de 1996 e da Copa Libertadores da América de 1997. Defendeu o clube em 209 partidas.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

1º- Fábio:

Jogador do Cruzeiro desde o ano de 2005, Fábio é, sem dúvidas, o maior ídolo da história do Cruzeiro. Até hoje, defendeu o clube mineiro em 884 partidas, e passou pelos mais diversos momentos no clube, alternando entre glórias e crises. Conquistou ao todo, 13 títulos com o manto celeste, sendo os principais os Campeonatos Brasileiros dos anos de 2013 e 2014, além de três edições da Copa do Brasil (2000, 2017 e 2018). Hoje, continua no clube em seu pior momento, e isso apenas aumenta sua idolatria como o maior nome que já vestiu a camisa do Cruzeiro.

(Foto:Divulgação/ Cruzeiro)
(Foto:Divulgação/ Cruzeiro)