Que o Corinthians não está vivendo um momento muito feliz nos últimos anos, isso é fato, mas não podemos deixar de admitir que é um dos grandes do Brasil e que por ele passou diversos treinadores que deixaram as suas marcas. E é justamente sobre esses profissionais que iremos trazer o artigo do dia de hoje, onde contaremos para vocês amigos leitores do minhatorcida.com.br, os cinco melhores treinadores da história do "Timão".

Com o clube sendo um dos gigantes do futebol brasileiro, isso se deve muito ao trabalho de seus treinadores, principalmente aqueles que vieram a partir da década de 90 e moldaram o clube que conhecemos hoje em dia. Assim sendo, confira abaixo os cinco comandantes técnicos mais importantes da história do Corinthians!

Os cinco técnicos mais importantes do "Timão"

5 - Nelsinho Batista

Mesmo tendo vivido momentos conturbados no clube, jamais esses irão apagar seus feitos a frente do "Timão", especialmente os alcançados na década de 90, sendo ele o grande responsável pelo primeiro título brasileiro do Corinthians, no ano de 1990 - além desse, Nelsinho Batista levou o clube a conquistar a Supercopa do Brasil nos anos de 1991 e 1997. Ele é o sexto treinador que mais tempo esteve à frente do comando técnico do clube, com 192 jogos.

Nelsinho Batista - Imagem: ESPN
Nelsinho Batista - Imagem: ESPN

4 - Carlos Alberto Parreira

Um dos maiores profissionais da área no Brasil e nome de peso no Corinthians. Mesmo tendo permanecido por tão pouco tempo no Parque São Jorge - apenas uma temporada, foi tempo suficiente para dar ao "Timão" dois títulos importantes para a história do clube: a Copa Rio-São Paulo e a Copa do Brasil de 2002; tendo ainda naquele ano encerrado o Brasileirão na vice-liderança.

Parreira em sua única e curta passagem pelo Corinthians - imagem: Uol
Parreira em sua única e curta passagem pelo Corinthians - imagem: Uol

3 - Mano Menezes

Mesmo estando em terceiro nesta lista, é sem dúvidas considerado pela nação corintiana como um dos maiores treinadores que já passou pelo clube em questão, e com certeza tem lugar na história do Corinthians e do seu torcedor. Ele foi peça-chave na retomada do clube para a elite do futebol nacional, com a conquista do título da Série B em 2008, onde ainda conseguiu encaminhar a equipe para conquistas de troféus mais "pesados". Ele é atualmente o terceiro técnico com mais tempo de casa, tendo comandado a equipe corintiana em 248 partidas, somando com isso dois títulos além da Série B de 2008: Paulistão e Copa do Brasil de 2009.

Mano Menezes - imagem: Uol
Mano Menezes - imagem: Uol

2 - Oswaldo Brandão

Brandão é ídolo no Parque São Jorge e muito provavelmente o segundo maior treinador da história do "Timão", tendo sido dele a responsabilidade de levar a equipe paulista por mais vezes a campo, com 435 partidas em seu currículo. Além do grande número de jogos sob o seu comando, Oswaldo Brandão deu ao Corinthians quatro títulos: dois Campeonatos Paulistas (1954 e 1977) e duas Copas Rio-São Paulo (1954 e 1966). Se não bastassem os títulos, o técnico aqui em questão foi muito importante para a autoestima dos corintianos, que depois de 23 anos sem conquistar um Paulistão, levantaram a taça no ano de 1977 e sendo ele importante na remodelagem do clube para os atuais moldes vencedores de hoje.

Oswaldo Brandão nos braços do torcedor corintianos em 1977 - imagem: Jovem Pam
Oswaldo Brandão nos braços do torcedor corintianos em 1977 - imagem: Jovem Pam

1 - Tite

Se você perguntar para algum torcedor do Corinthians, sem dúvida alguma ele irá te responder que o atual comandante técnico da Seleção Brasileira é até aqui o maior de todos dentro do clube, uma vez que de acordo com os livros de história do "Timão", ele é o maior vencedor entre todos os técnicos que passaram pelo Parque São Jorge. Tite só perde em um quesito, de técnico com mais partidas - somando 378 jogos. Com três passagens pelo clube (2004/2005, 2010/2013 e 2015/2016) ele soma seis títulos sob o comando técnico do Corinthians: um Paulistão (2013), dois Brasileiros (2011 e 2015), uma Libertadores (2012), uma Recopa Sul-Americana (2013) e um Mundial de Clube (2012).

Tite - imagem: editora Abril/revista Veja
Tite - imagem: editora Abril/revista Veja

E desta forma encerramos o nosso artigo falando sobre os cinco maiores treinadores na história do Corinthians até os dias de hoje. Continuem nos acompanhando, pois se você é apaixonado por futebol, aqui é o lugar certo para você ficar informado sobre o esporte.