Futebol tomando rumo em 2020 após a paralisação por conta do novo Coronavírus - pelo menos é isso que pretendem as entidades que controlam o futebol, assim como a FIFA, que nesta última quinta-feira confirmou através de coletiva de imprensa que as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - tanto na América do Sul, quanto na Europa, serão jogadas a partir de setembro deste ano.

Previstos inicialmente para o mês de março, os mesmos foram paralisados por conta da incidência do novo Coronavírus e conforme as regiões vão superando o problema, o futebol está retornando gradualmente, assim como já ocorre na Europa, onde várias Ligas voltaram aos gramados e estão dando sequência as suas competições. Já no Brasil, isso deverá demorar um pouco mais, visto que o país passa exatamente neste momento pelo pior momento da COVID-19, tendo previsão para a retomada das atividades para meados de agosto.

Copa do Mundo de 2022 - Eliminatórias
Copa do Mundo de 2022 - Eliminatórias

Voltando especificamente as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, de acordo com a nota oficial publicada pela FIFA, em nome de seu presidente - Gianni Infantino, as competições aqui citadas não deverão sofrer alterações quanto aos seus formatos, uma vez que a entidade máxima do futebol aumentará a janela para promover mais jogos internacionais durante a pausa no final do ano.

Devido ao atraso nas Eliminatórias, o sorteio da Copa do Mundo do Catar será realizado antes da disputa da repescagem, em abril de 2022 - a repescagem para o torneio mundial de seleções masculina irá ocorrer em junho do mesmo ano.

Agora resta saber se a convocação feita por Tite antes da parada por conta do Coronavírus - realizada por nosso treinador da Seleção Brasileira, valerá para o primeiro jogo diante da Bolívia. Aguardemos!