Em uma chave digamos "tranquila", o Brasil irá encarar Suíça, Costa Rica e Sérvia na primeira fase da Copa do Mundo 2018. O único porém na escolha é que o Brasil caiu no Grupo E, (pretendia B ou F) e agora não irá jogar onde estará hospedada, em Sochi, como era o desejo da comissão técnica para evitar viagens. A estreia da seleção brasileira será no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov, já no dia 22 do mesmo mês, jogará contra a Costa Rica, em São Peterburgo e fecha o grupo contra a Sérvia, no dia 27, em Moscou.

Nas oitavas de final o Brasil pegará adversários do Grupo F, composto por Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul.

A cerimônia do sorteio foi apresentada pela jornalista russa Maria Komandnaya e pelo ex-jogador Inglês Gary Lineker - os apresentadores tiveram o auxílio de oito lendas do futebol mundial, bem como Miroslav Klose, que entrou no palco trazendo a taça. Além dele, Paolo Canavarro, Charles Puyol, Cafu, Laurent Blanc, Diego Maradona, Gordon Banks, Diego Forlán e Nikita Simonyan, foram os responsáveis por retirar as bolinhas dos potes.

Antes de iniciar, Gary Lineker apresentou ao grande público as regras do sorteio para a Copa da Rússia: os grupos eram divididos em oito, sendo que destes, era obrigado a ter um país europeu; em nenhum poderia ter mais de duas seleções europeias e nenhuma chave poderia conter mais que uma seleção da mesma confederação - exceto claro a UEFA.

Veja aqui como ficaram os oito grupos da Copa do Mundo da Rússia:

Grupo A:

- Rússia

- Arábia Saudita

- Egito

- Uruguai

Grupo B:

- Portugal

- Espanha

- Marrocos

- Irã

Grupo C:

- França

- Austrália

- Peru

- Dinamarca

Grupo D:

- Argentina

- Islândia

- Croácia

- Nigéria

Grupo E:

- Brasil

- Suíça

- Costa Rica

- Sérvia

Grupo F:

- Alemanha

- México

- Suécia

- Coreia do Sul

Grupo G:

- Bélgica

- Panamá

- Tunísia

- Inglaterra

Grupo H:

- Polônia

- Senegal

- Colômbia

- Japão.