Minha Torcida Logo

Copa do Mundo de 2022: Catar se mostra contrariado as novas ideias da FIFA

A Copa do Catar deverá ocorrer entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022 – época amena de calor na região e início do inverno no continente europeu. Nesta época, os termômetros no país sede da Copa do Mundo marcam no máximo 30º.

Por
Compartilhe

Os organizadores da próxima Copa do Mundo de Seleções parecem não estarem muito alegres com a nova proposta da FIFA de aumentar o número de participantes na competição – passando de 32 para 48 seleções.

Com as últimas declarações do presidente da FIFA que já confirmou que a Copa do Mundo de 2026 será sim com 48 seleções, Gianni Infantino deseja antecipar essa ideia já para o Mundial do Catar – informação esse que preocupa os organizadores, uma vez que a matemática nesta questão não é tão simples de ser resolvida.

Gianni Infantino - presidente da FIFA.Gianni Infantino - presidente da FIFA.

O problema inicia no número de partidas e no número de estádios – o Catar até aqui conta com oito estádios, para 64 jogos – se a FIFA através de um estudo que está sendo realizado acreditar que possa realmente já aumentar o número de seleções para o próximo mundial, aumentará com isso o número de partidas, que passaria para 80; o que praticamente inviabilizaria o número de campos a disposição – primeiro problema encontrado.

Para uma Copa do Mundo com 48 seleções, a menos de quatro anos dos jogos, isso ficaria praticamente inviável para o país organizador, que teria que dividir as atenções dos mesmos com outro país do Golfo Pérsico. Algo imaginável no atual momento diplomático com seus vizinhos.

Vale lembrar que em junho de 2017, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito e Bahrein, se uniram contra o Catar, implementando contra esse um boicote radical – uma vez que foram acusados de estar do lado de terroristas.

Esse embargo econômico é mais um dos problemas que “impedem” a ampliação de participantes no próximo “Mundial”, uma vez que o boicote dos países vizinhos aumentou os custos e prejudicou a economia do Catar.

Estadio do Catar - Copa do Mundo de 2022.Estádio do Catar - Copa do Mundo de 2022.

Já na visão de Infantino, o aumento do número de seleções poderá amenizar a crise na região, com mais pessoas visitando o país. Com interesses distintos, a FIFA e o comitê organizador realizam estudos de viabilidade paralelos e independentes quanto à possibilidade de um aumento no número de seleções participantes no torneio.

O estudo por parte da entidade máxima do futebol mundial será apresentado durante o Conselho da FIFA que será realizado entre os dias 14 e 15 de março, em Miami, nos Estados Unidos – se aprovado, essa será mais uma diferença da primeira Copa do Mundo no Oriente Médio.

A Copa do Catar deverá ocorrer entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022 – época amena de calor na região e início do inverno no continente europeu. Nesta época, os termômetros no país sede da Copa do Mundo marcam no máximo 30º.

Catar FIFA Word Cup 2022.Catar FIFA Word Cup 2022.

Aí entra o terceiro problema com o aumento de participantes – com 48 participantes o número de dias será maior, o que irá prejudicar ainda mais o calendário do futebol mundial, principalmente o europeu. Os membros da UEFA são totalmente contra a antecipação do aumento de participantes em uma Copa do Mundo.

Mais sobre: copa-do-mundo fifa catar
Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários