FIFA divulga data da Copa de 2022

A Copa do Qatar deverá ser realizada, segundo a FIFA, entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro, o que poderá complicar o calendário europeu de futebol.

Por
Compartilhe

Aproveitando o espírito de Copa, a FIFA aproveitou a oportunidade para divulgar a data da próxima edição do torneio, que será realizado no Qatar, em 2022. De acordo com a entidade máxima do futebol, a Copa do Mundo de 2022 será disputada entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro.

O Mundial do Qatar será pela primeira vez na história da Copa, disputado fora do verão no hemisfério norte, o que causará sérios problemas no calendário do futebol europeu. Segundo a entidade máxima do futebol, a mudança na data é necessária em virtude das altas temperaturas no verão do país sede da Copa – que no auge do verão, alcança fácil os 40ºC, o que com certeza, inviabilizaria um bom desempenho dos jogadores.

Copa do Mundo de 2022.Copa do Mundo de 2022.

Normalmente a Copa do Mundo é disputada entre os meses de junho a julho – no período de férias de verão da Europa, quando as temporadas dos torneios nacionais e continentais acabaram, assim, não mexe com o calendário local – diferentemente do que acontece aqui no continente sul-americano, principalmente no Brasil, aonde o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil geralmente são paralisados; afetando assim o nosso calendário. Sem falar na Libertadores e Sul-Americana, que também param neste período.

Já na Copa de 2022, tudo será diferente, onde na Europa terão que dar um jeito nos campeonatos nacionais, Champions Cup e Euro League, em quanto no Brasil e nos torneios sul-americanos, terão que apenas antecipar o calendário de suas principais competições em algumas semanas.

Além da data, a FIFA ainda cogita realizar um torneio com 48 seleções já a partir da próxima Copa do Mundo. Visto que a ideia inicial seria apenas para 2026. Para que isso ocorra, basta o Qatar concordar com a ideia.

Porém, parece que a ideia da FIFA poderá não agradar os organizadores da Copa do Qatar, como declarou Nasser Al Khater – secretário-geral adjunto dos organizadores da Copa no país.

“Se acreditarmos que essa ideia não seja favorável para nós ou para o futebol, não o faremos. Mas se uma Copa do Mundo com 48 equipes for um formato interessante e não seguir o tipo tradicional de formato pode acrescentar um novo elemento empolgante. Então, porque não?”, declarou Al Khater.

A decisão para o número de seleções participantes da próxima edição da Copa do Mundo ainda não foi fechada, ou seja, ainda não tem uma data prevista para “bater” o martelo nesta questão, entretanto, essa decisão não deverá demorar muito para ser tomada, até porque se for decidido por um número maior de participantes, terá também que mudar o formato das Eliminatórias, que costumam começar oito meses após o término de um Mundial. O que dará um prazo a FIFA até março do ano que vem.

Mais sobre: copa-do-mundo qatar data
Comentários